Especialidades Médicas

Especialidades Médicas

Para as mais de 80 mil crianças e adolescentes baianos, de 0 a 14 anos, atendidas por ano no Martagão, são oferecidas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 28 especialidades médicas pediátricas. Vale destaque para os serviços de alta complexidade. Das cirurgias oncológicas feitas pelo SUS em pacientes da faixa pediátrica em 2019, o Martagão Gesteira é responsável pelo maior quantitativo: 44,54%. Se forem analisadas as neurológicas, nas mesmas condições, o Hospital realizou a maior parte (31,68%). A liderança nos procedimentos de alta complexidade se repetiu, ainda, nas cirurgias cardíacas (34,28%), no tratamento em oncologia (49,18%) e na produção de diárias em UTI Pediátrica (20,85%).

Conheça um pouco mais de cada uma das especialidades:

Reumatologia

O ambulatório de Reumatologia Pediátrica do Hospital Martagão Gesteira foi inaugurado em 2019. Nele, cuidamos dos pacientes com doenças como:

  • artrite idiopática juvenil,
  • febre reumática,
  • Doença de Kawasaki,
  • vasculites,
  • lúpus eritematoso sistêmico,
  • síndrome inflamatória multissistêmica e ainda das febres periódicas que compõem as síndromes autoinflamatórias.

Muitas dessas doenças cursam com dor articular aguda ou crônica, podem ter lesões de pele associadas e alteração de exames laboratoriais.

Nossos pacientes, em sua grande maioria, têm todo o processo de investigação realizado no próprio hospital: desde os exames de imagem, laboratório, interconsultas e até procedimentos como biópsia, quando necessários. Tudo isso permite diagnóstico e tratamento precoces, evitando ou minimizando as sequelas que, porventura, essas doenças possam causar.