O Serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital Martagão Gesteira presta assistência a pacientes clínicos e cirúrgicos, sendo este em maior volume, já que 85% das cardiopatias congênitas são cirúrgicas. Estas anormalidades acontecem ainda intraútero, durante a formação do coração da criança.
É importante salientar que uma em cada cem crianças nasce com alguma cardiopatia congênita, representando a maior incidência de malformações no período neonatal, e que, a depender da cardiopatia, a cirurgia pode ter que ser feita ainda no período neonatal, ou ao longo da infância, normalmente antes de um ano de vida. O diagnóstico precoce é fundamental para melhoria da assistência e da sobrevida destes bebês.
Nos últimos três anos, o Serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital Martagão Gesteira tem crescido tanto em número de cirurgias, sendo um dos principais serviços do estado, quanto na complexidade dos casos. É um serviço de alta complexidade, que oferece toda assistência aos pacientes cardiopatas, com consultas em diversos ambulatórios especializados semanalmente, além de internamento e realização de exames diagnósticos de alta complexidade (ecocardiograma, angiotomografia de tórax e cateterismo cardíaco).
No ano de 2020, a despeito da pandemia do novo corona vírus, foram operadas 193 crianças pelas três equipes cirúrgicas que atuam no hospital. Este número solidifica a relevância deste serviço para as crianças baianas, pois a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardíaca considera um serviço de grande porte aquele que opera mais de 120 cirurgias cardíacas pediátricas por ano.