Especialidades Médicas

Especialidades Médicas

Para as mais de 80 mil crianças e adolescentes baianos, de 0 a 14 anos, atendidas por ano no Martagão, são oferecidas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 28 especialidades médicas pediátricas. Vale destaque para os serviços de alta complexidade. Das cirurgias oncológicas feitas pelo SUS em pacientes da faixa pediátrica em 2019, o Martagão Gesteira é responsável pelo maior quantitativo: 44,54%. Se forem analisadas as neurológicas, nas mesmas condições, o Hospital realizou a maior parte (31,68%). A liderança nos procedimentos de alta complexidade se repetiu, ainda, nas cirurgias cardíacas (34,28%), no tratamento em oncologia (49,18%) e na produção de diárias em UTI Pediátrica (20,85%).

Conheça um pouco mais de cada uma das especialidades:

Anestesiologia

A anestesia é necessária em diversas áreas da medicina, sendo essencial para realização de procedimentos tanto diagnósticos, quanto cirúrgicos.  Na pediatria, por se tratar de indivíduos em formação, com peculiaridades exclusivas a sua faixa etária, o conhecimento dessas peculiaridades por um anestesista pediátrico experiente resulta em segurança e melhores resultados para os pacientes.

A equipe de anestesiologia do Hospital Martagão Gesteira tem grande experiência em anestesia pediátrica, sendo referência no estado quanto aos cuidados anestésicos nesta faixa etária, colaborando, ainda, no treinamento de outros anestesistas em formação. Neste serviço, a anestesia está presente na realização de exames de imagem, como a tomografia computadorizada, bem como nas mais diversas cirurgias de todas complexidades (cirurgias neonatais, oncológicas, neurológicas, cardíacas, dentre outras tantas), contribuindo de forma bem sucedida no cuidado das crianças que precisam destes procedimentos.