Especialidades Médicas

Especialidades Médicas

Para as mais de 80 mil crianças e adolescentes baianos, de 0 a 14 anos, atendidas por ano no Martagão, são oferecidas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 28 especialidades médicas pediátricas. Vale destaque para os serviços de alta complexidade. Das cirurgias oncológicas feitas pelo SUS em pacientes da faixa pediátrica em 2019, o Martagão Gesteira é responsável pelo maior quantitativo: 44,54%. Se forem analisadas as neurológicas, nas mesmas condições, o Hospital realizou a maior parte (31,68%). A liderança nos procedimentos de alta complexidade se repetiu, ainda, nas cirurgias cardíacas (34,28%), no tratamento em oncologia (49,18%) e na produção de diárias em UTI Pediátrica (20,85%).

Conheça um pouco mais de cada uma das especialidades:

Imunologia/Alergologia

Cerca de 35% da população mundial sofre com algum tipo de alergia. A estimativa dos especialistas é que, dentro de alguns anos, este número chegue a 50%. O Alergologista/Imunologista é o médico que estudou e se dedicou para diagnosticar, tratar e prevenir doenças alérgicas, incluindo: asma, rinite alérgica, conjuntivites, dermatite atópica e de contato, urticarias, alergias alimentares, medicamentosas, entre outras.

Além disso, também é capacitado para investigação e tratamento dos erros inatos da imunidade: defeitos no sistema imunológico que podem levar a infecções de repetição, infecções graves e outras manifestações. Com frequência, as doenças do sistema imunológico (inclusive as doenças alérgicas) são condições que acompanham os pacientes por muitos anos, necessitando de acompanhamento regular para prevenção mais eficaz de exacerbações e complicações: uma das principais funções desse profissional.

No Hospital Martagão Gesteira contamos com atendimento ambulatorial especializado nesta área, bem como auxílio nas condutas e diagnósticos da especialidade para os pacientes internados.