Especialidades Médicas

Especialidades Médicas

Para as mais de 80 mil crianças e adolescentes baianos, de 0 a 14 anos, atendidas por ano no Martagão, são oferecidas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 28 especialidades médicas pediátricas. Vale destaque para os serviços de alta complexidade. Das cirurgias oncológicas feitas pelo SUS em pacientes da faixa pediátrica em 2019, o Martagão Gesteira é responsável pelo maior quantitativo: 44,54%. Se forem analisadas as neurológicas, nas mesmas condições, o Hospital realizou a maior parte (31,68%). A liderança nos procedimentos de alta complexidade se repetiu, ainda, nas cirurgias cardíacas (34,28%), no tratamento em oncologia (49,18%) e na produção de diárias em UTI Pediátrica (20,85%).

Conheça um pouco mais de cada uma das especialidades:

Pneumologia

As doenças do sistema respiratório são as mais prevalentes na infância. A pneumologia pediátrica cuida do tratamento, reabilitação e prevenção dessas doenças, como a asma, rinite, pneumonias, malformações do sistema respiratório, dependência e uso de oxigênio. Os pneumologistas cuidam desde os bebês muito prematuros que precisam de suporte até os adolescentes.

O Hospital Martagão Gesteira conta com uma equipe de especialistas em doenças das vias aéreas atuando nos ambulatórios, enfermarias, UTI’s e em conjunto com outras áreas correlatas como a fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, fonoaudiologia, otorrinolaringologia, cirurgia e imunologia. Conta com exames auxiliares como tomografia de tórax, broncoscopia, fibronasolaringoscopia e espirometria.

Esta especialidade preocupa-se com a ciência e constante formação acadêmica, dando suporte ao programa de residência médica em Pediatria do hospital e contando com o próprio programa de residência médica em Pneumologia Pediátrica.