Especialidades Médicas

Especialidades Médicas

Para as mais de 80 mil crianças e adolescentes baianos, de 0 a 14 anos, atendidas por ano no Martagão, são oferecidas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 28 especialidades médicas pediátricas. Vale destaque para os serviços de alta complexidade. Das cirurgias oncológicas feitas pelo SUS em pacientes da faixa pediátrica em 2019, o Martagão Gesteira é responsável pelo maior quantitativo: 44,54%. Se forem analisadas as neurológicas, nas mesmas condições, o Hospital realizou a maior parte (31,68%). A liderança nos procedimentos de alta complexidade se repetiu, ainda, nas cirurgias cardíacas (34,28%), no tratamento em oncologia (49,18%) e na produção de diárias em UTI Pediátrica (20,85%).

Conheça um pouco mais de cada uma das especialidades:

Gastroenterologia

A Gastroenterologia Pediátrica é uma especialidade que auxilia o pediatra na assistência de crianças e adolescentes portadoras de sintomas relacionados ao tubo digestivo. Identifica e trata de doenças específicas do esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, além do pâncreas e da vesícula biliar. Tais patologias estão normalmente associadas a sinais e sintomas como náuseas, vômitos, diarreias, alergias aos alimentos, dores abdominais, constipação intestinal, entre outros.

Em nosso serviço, dispomos de gastropediatras que auxiliam ao pediatra geral contribuindo de forma afetiva e efetiva para a melhoria da atenção às crianças e adolescentes com problemas gastrintestinais da Bahia. Dispomos, também, de serviço de endoscopia e colonoscopia pediátricas para apoio diagnostico e terapêutico da assistência às crianças do nosso estado.