Especialidades Médicas

Especialidades Médicas

Para as mais de 80 mil crianças e adolescentes baianos, de 0 a 14 anos, atendidas por ano no Martagão, são oferecidas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 28 especialidades médicas pediátricas. Vale destaque para os serviços de alta complexidade. Das cirurgias oncológicas feitas pelo SUS em pacientes da faixa pediátrica em 2019, o Martagão Gesteira é responsável pelo maior quantitativo: 44,54%. Se forem analisadas as neurológicas, nas mesmas condições, o Hospital realizou a maior parte (31,68%). A liderança nos procedimentos de alta complexidade se repetiu, ainda, nas cirurgias cardíacas (34,28%), no tratamento em oncologia (49,18%) e na produção de diárias em UTI Pediátrica (20,85%).

Conheça um pouco mais de cada uma das especialidades:

Nefrologia

A Nefrologia Pediátrica é a subespecialidade da Pediatria responsável por diagnosticar, acompanhar, prevenir e tratar doenças e condições que afetam os rins e o sistema urinário de crianças e adolescentes.

Nessa área de atuação, as doenças mais frequentes são as infecções urinárias, litíase (cálculo) renal, nefrites e outras glomerulopatias (como síndrome nefrótica), malformações congênitas do aparelho urinário, doença renal policística, acidose renal e outras tubulopatias. Além disso, doenças sistêmicas, como lúpus, infecções virais e doenças cardíacas, além de uso de medicamentos, também podem estar associadas a comprometimento renal. A investigação e o cuidado da hipertensão arterial em pacientes entre 0-18 anos também são de responsabilidade do (a) nefrologista pediátrico(a).

A Nefrologia Pediátrica tem papel primordial ainda na atenção aos pacientes críticos, internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Comumente, a função dos rins é prejudicada em pacientes submetidos a grandes cirurgias (como cirurgias cardíacas), com infecções graves generalizadas ou em tratamentos quimioterápicos ou com outras medicações tóxicas. Numa parcela desses pacientes, o suporte de substituição renal (diálise) é indispensável à manutenção da vida.

O Hospital Martagão Gesteira conta com equipe de nefrologistas pediátricas habilitadas a cuidar de pacientes ambulatoriais, internados e também em estado crítico, nos 36 leitos de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal. O serviço oferece diálise em todas as modalidades para o paciente com insuficiência renal aguda (diálise peritoneal, hemodiálise e hemodiafiltração contínua), além de ser capacitado para diagnóstico por imagem das malformações urinárias (com exames radiológicos simples, contrastados e tomografia) e investigação com biópsia renal guiada por ultrassonografia, essencial em quadros de glomerulopatias.