A Nefrologia Pediátrica é a subespecialidade da Pediatria responsável por diagnosticar, acompanhar, prevenir e tratar doenças e condições que afetam os rins e o sistema urinário de crianças e adolescentes.
Nessa área de atuação, as doenças mais frequentes são as infecções urinárias, litíase (cálculo) renal, nefrites e outras glomerulopatias (como síndrome nefrótica), malformações congênitas do aparelho urinário, doença renal policística, acidose renal e outras tubulopatias. Além disso, doenças sistêmicas, como lúpus, infecções virais e doenças cardíacas, além de uso de medicamentos, também podem estar associadas a comprometimento renal. A investigação e o cuidado da hipertensão arterial em pacientes entre 0-18 anos também são de responsabilidade do (a) nefrologista pediátrico(a).
A Nefrologia Pediátrica tem papel primordial ainda na atenção aos pacientes críticos, internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Comumente, a função dos rins é prejudicada em pacientes submetidos a grandes cirurgias (como cirurgias cardíacas), com infecções graves generalizadas ou em tratamentos quimioterápicos ou com outras medicações tóxicas. Numa parcela desses pacientes, o suporte de substituição renal (diálise) é indispensável à manutenção da vida.
O Hospital Martagão Gesteira conta com equipe de nefrologistas pediátricas habilitadas a cuidar de pacientes ambulatoriais, internados e também em estado crítico, nos 36 leitos de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal. O serviço oferece diálise em todas as modalidades para o paciente com insuficiência renal aguda (diálise peritoneal, hemodiálise e hemodiafiltração contínua), além de ser capacitado para diagnóstico por imagem das malformações urinárias (com exames radiológicos simples, contrastados e tomografia) e investigação com biópsia renal guiada por ultrassonografia, essencial em quadros de glomerulopatias.