Especialidades Médicas

Especialidades Médicas

Para as mais de 80 mil crianças e adolescentes baianos, de 0 a 14 anos, atendidas por ano no Martagão, são oferecidas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 28 especialidades médicas pediátricas. Vale destaque para os serviços de alta complexidade. Das cirurgias oncológicas feitas pelo SUS em pacientes da faixa pediátrica em 2019, o Martagão Gesteira é responsável pelo maior quantitativo: 44,54%. Se forem analisadas as neurológicas, nas mesmas condições, o Hospital realizou a maior parte (31,68%). A liderança nos procedimentos de alta complexidade se repetiu, ainda, nas cirurgias cardíacas (34,28%), no tratamento em oncologia (49,18%) e na produção de diárias em UTI Pediátrica (20,85%).

Conheça um pouco mais de cada uma das especialidades:

Oncologia

O setor de Oncologia do Martagão tem como missão propiciar um tratamento humanizado e de excelência às crianças e adolescentes com câncer. Tem ainda como objetivo ser um centro de referência em ensino e pesquisa, dentro do mais avançado padrão científico, aumentando o percentual de cura do câncer infanto-juvenil.

Serviço inicialmente inaugurado na década de 70, chegou a ser fechado temporariamente, reabrindo em 2005. Desde então, vem em crescimento constante, com melhorias contínuas, com ajuda de grandes parceiros como é o caso do Instituto Ronald McDonald, CONIACC, Marchadores Pela Vida, GAAC, NACCI, além de grande apoio da sociedade civil.

Atualmente conta com equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, psicólogos, assistente sociais especializados na área, atendendo a cerca de 120 casos novos por ano, representando o principal de Serviço de Oncologia Pediátrica do Estado da Bahia. Possui porta aberta para pacientes com suspeita de patologias oncológicas na faixa etária pediátrica, realizando cerca de mil consultas ambulatoriais mensalmente.