Especialidades Médicas

Especialidades Médicas

Para as mais de 80 mil crianças e adolescentes baianos, de 0 a 14 anos, atendidas por ano no Martagão, são oferecidas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 28 especialidades médicas pediátricas. Vale destaque para os serviços de alta complexidade. Das cirurgias oncológicas feitas pelo SUS em pacientes da faixa pediátrica em 2019, o Martagão Gesteira é responsável pelo maior quantitativo: 44,54%. Se forem analisadas as neurológicas, nas mesmas condições, o Hospital realizou a maior parte (31,68%). A liderança nos procedimentos de alta complexidade se repetiu, ainda, nas cirurgias cardíacas (34,28%), no tratamento em oncologia (49,18%) e na produção de diárias em UTI Pediátrica (20,85%).

Conheça um pouco mais de cada uma das especialidades:

Dermatologia

A Dermatologia pediátrica é uma especialidade da Medicina, que se encarrega do tratamento das doenças dermatológicas em bebês, crianças e adolescentes. De acordo com estudos epidemiológicos, as doenças de pele são responsáveis por cerca de 20 a 30% das consultas realizadas em ambulatórios e emergências de pediatria. Por essa razão, saber reconhecer e tratar as doenças dermatológicas mais frequentes na infância é de suma importância.

Dados também evidenciam que somente dez doenças são responsáveis por 80% do total de atendimentos. As mais comuns são infecções bacterianas, virais e fúngicas, os eczemas, o prurigo e os hemangiomas. Um médico com especialização em dermatologia pediátrica está apto a tratar essas e muitas outras doenças de pele nessa faixa etária.

No Hospital Martagão Gesteira contamos com atendimento ambulatorial especializado nesta área, bem como auxílio nas condutas e diagnósticos da especialidade para os pacientes internados.