Especialidades Médicas

Especialidades Médicas

Para as mais de 80 mil crianças e adolescentes baianos, de 0 a 14 anos, atendidas por ano no Martagão, são oferecidas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 28 especialidades médicas pediátricas. Vale destaque para os serviços de alta complexidade. Das cirurgias oncológicas feitas pelo SUS em pacientes da faixa pediátrica em 2019, o Martagão Gesteira é responsável pelo maior quantitativo: 44,54%. Se forem analisadas as neurológicas, nas mesmas condições, o Hospital realizou a maior parte (31,68%). A liderança nos procedimentos de alta complexidade se repetiu, ainda, nas cirurgias cardíacas (34,28%), no tratamento em oncologia (49,18%) e na produção de diárias em UTI Pediátrica (20,85%).

Conheça um pouco mais de cada uma das especialidades:

Radiologia

O Serviço de Radiologia e Bioimagem do Hospital Martagão Gesteira apresentou um crescimento exponencial nestes últimos cinco anos, com o objetivo de corresponder as necessidades atuais da instituição, considerado o maior hospital exclusivamente pediátrico do Norte/Nordeste com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Por sua grande demanda de pacientes ambulatoriais e internados (Enfermarias/UTI’s), associados as suas diversas subespecialidades, que por vezes são referências na Bahia, como Oncologia, Cardiologia, Neurologia, Nefrologia, cirurgias, dentre outras – fez-se necessário investir em de equipamentos de ponta, de grande porte, tornando-se em um serviço de alta complexidade.

Em meados de 2020, foi implantado o Serviço de Radiologia Intervencionista para a realização de diagnóstico/tratamento percutâneo minimamente invasivo e um ambulatório para tratamento de malformações vasculares.

Atualmente, realiza os seguintes procedimentos:

  • Raio-x convencional;
  • Ultrassonografia Geral/Doppler;
  • Doppler Transcraniano;
  • Ecocardiografia;
  • Eletrocardiograma;
  • Eletroencefalograma;
  • Tomografia Computadorizada de 128 canais;
  • Procedimentos diagnósticos e terapêuticos minimamente invasivos (biópsias, embolizações, etc) através de Radiologia Intervencionista.