Especialidades Médicas

Especialidades Médicas

Para as mais de 80 mil crianças e adolescentes baianos, de 0 a 14 anos, atendidas por ano no Martagão, são oferecidas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 28 especialidades médicas pediátricas. Vale destaque para os serviços de alta complexidade. Das cirurgias oncológicas feitas pelo SUS em pacientes da faixa pediátrica em 2019, o Martagão Gesteira é responsável pelo maior quantitativo: 44,54%. Se forem analisadas as neurológicas, nas mesmas condições, o Hospital realizou a maior parte (31,68%). A liderança nos procedimentos de alta complexidade se repetiu, ainda, nas cirurgias cardíacas (34,28%), no tratamento em oncologia (49,18%) e na produção de diárias em UTI Pediátrica (20,85%).

Conheça um pouco mais de cada uma das especialidades:

Endocrinologia

A Endocrinologia Pediátrica é o ramo da medicina que trata os transtornos das glândulas endócrinas – aquelas que secretam hormônios. Dentre as principais glândulas endócrinas, estão: hipotálamo/hipófise, pineal, tireoide, paratireoide, pâncreas, adrenal e gônada (testículo e ovário).

Destacam-se algumas condições nas quais há indicação de avaliação pelo endocrinologista pediátrico: criança ou adolescente que tem baixa estatura ou está crescendo pouco; com alta estatura ou que esteja com crescimento anormalmente acelerado; com desenvolvimento puberal precoce (antes dos oito anos em meninas e antes dos nove anos em meninos); com desenvolvimento puberal tardio (não surgimento de puberdade em meninas depois dos 13 anos e meninos após os 14 anos); com diabetes melito; com obesidade; com dislipidemia; com bócio, nódulo ou alteração da função tireoidiana; com tumor cerebral de localização hipotalâmico-hipofisária (ex: craniofaringioma, glioma); com raquitismo; com dor e fraturas ósseas sem motivo aparente (ex: osteogênese imperfeita, osteoporose); com distúrbios menstruais ou com excesso de pelos (hirsutismo) – meninos ou adolescentes com ginecomastia; que nasceram pequenas para a idade gestacional, para orientar prevenção de doenças metabólicas; entre outros.

No Hospital Martagão Gesteira contamos com atendimento ambulatorial especializado nesta área, bem como auxílio nas condutas e diagnósticos da especialidade para os pacientes internados.