Especialidades Médicas

Especialidades Médicas

Para as mais de 80 mil crianças e adolescentes baianos, de 0 a 14 anos, atendidas por ano no Martagão, são oferecidas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 28 especialidades médicas pediátricas. Vale destaque para os serviços de alta complexidade. Das cirurgias oncológicas feitas pelo SUS em pacientes da faixa pediátrica em 2019, o Martagão Gesteira é responsável pelo maior quantitativo: 44,54%. Se forem analisadas as neurológicas, nas mesmas condições, o Hospital realizou a maior parte (31,68%). A liderança nos procedimentos de alta complexidade se repetiu, ainda, nas cirurgias cardíacas (34,28%), no tratamento em oncologia (49,18%) e na produção de diárias em UTI Pediátrica (20,85%).

Conheça um pouco mais de cada uma das especialidades:

Pediatria

O Serviço de Pediatria do Hospital Martagão Gesteira traz em sua história a missão do hospital de lutar contra a mortalidade infantil.

Pioneiro na Bahia, o Hospital Martagão Gesteira ocupa também a posição de único hospital exclusivamente pediátrico e 100% SUS do Nordeste brasileiro. E com esta tradição de assistência pediátrica há 56 anos, constitui importante centro formador de médicos pediatras, disponibilizando 14 vagas anuais na especialidade, além das vagas em diversas subespecialidades. Ultimamente, é referência no cuidado as crianças acometidas pela COVID 19, tanto para quadros moderados, quanto para casos graves que demandam tratamento intensivo.

O hospital também presta assistência ambulatorial, com ambulatórios de Puericultura e Pediatria Geral, além de contar com unidade relevante de treinamento para desospitalização de pacientes crônicos.