Projetos

Projetos

O Hospital Martagão Gesteira oferece uma gama de projetos que podem ser apoiados por empresas e pessoas físicas por meio de patrocínios ou recursos captados através das Leis de Incentivos Fiscais. Cada uma dessas leis permite que as empresas e pessoas físicas destinem parte de seus impostos devidos para projetos de grande impacto social e de saúde, contribuindo para a manutenção e expansão dos serviços do hospital.

 

Veja como cada uma dessas modalidades se aplica ao Martagão Gesteira:

Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA - Salvador):

Empresas podem destinar para o Martagão, via o FMDCA de Salvador até 1% do imposto de renda. No Martagão Gesteira, esses recursos são essenciais para apoiar programas que garantem a saúde e o bem-estar de crianças em situação de vulnerabilidade, oferecendo cuidados de alta qualidade e humanizado

Atualmente os projetos em Captação são:

Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON):

O PRONON permite que empresas apoiem diretamente a atenção oncológica através de deduções fiscais. Empresas tributada pelo lucro real podem destinar até 1% do imposto de Renda devido. No Martagão, esses recursos são aplicados em projetos que visam melhorar o tratamento oncológico infantil, como a aquisição de equipamentos, construção de infraestrutura e programas de capacitação para profissionais de saúde, garantindo um atendimento mais eficiente e abrangente para crianças com câncer.

Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD):

Através do PRONAS/PCD, empresas podem destinar recursos para projetos que atendem pessoas com deficiência. Empresas tributada pelo lucro real podem destinar até 1% do imposto de Renda devido. No Martagão Gesteira, esse programa financia iniciativas que promovem a reabilitação e inclusão social de crianças com deficiências, investindo em terapias, adaptações estruturais e programas de suporte às famílias, ampliando a qualidade de vida desses pacientes.

Lei Federal de Incentivo ao Esporte (LIE):

A Lei Federal de Incentivo ao Esporte permite que empresas apoiem projetos esportivos, utilizando parte dos seus impostos devidos. Empresas tributadas pelo lucro real podem destinar até 1% do Imposto de Renda devido para iniciativas esportivas.
No caso do Hospital Martagão Gesteira, essa lei apoia a Corrida Colorida, um evento que, além de promover a saúde física e mental, é um meio de inclusão e socialização, com o objetivo de captar recursos valiosos para o hospital.

Lei Federal de Incentivo à Cultura:

Empresas podem destinar parte de seus tributos para apoiar iniciativas culturais. Empresas tributadas pelo lucro real podem destinar até 4% do Imposto de Renda
No contexto do Martagão Gesteira, esses recursos são utilizados para melhorar o Memorial da Liga Álvaro Bahia, mantenedora do Martagão e de outras 6 unidades focadas na saúde da mãe e da criança.
O Memorial é um espaço dedicado à preservação da história e do legado da LABCMI, e sua revitalização contribui para a valorização cultural e histórica, além de fortalecer a identidade institucional.