Especialidades Médicas

Especialidades Médicas

Para as mais de 80 mil crianças e adolescentes baianos, de 0 a 14 anos, atendidas por ano no Martagão, são oferecidas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 28 especialidades médicas pediátricas. Vale destaque para os serviços de alta complexidade. Das cirurgias oncológicas feitas pelo SUS em pacientes da faixa pediátrica em 2019, o Martagão Gesteira é responsável pelo maior quantitativo: 44,54%. Se forem analisadas as neurológicas, nas mesmas condições, o Hospital realizou a maior parte (31,68%). A liderança nos procedimentos de alta complexidade se repetiu, ainda, nas cirurgias cardíacas (34,28%), no tratamento em oncologia (49,18%) e na produção de diárias em UTI Pediátrica (20,85%).

Conheça um pouco mais de cada uma das especialidades:

Cirurgia Plástica

A Cirurgia Plástica pediátrica abarca todas as partes do corpo das crianças e cuida de problemas congênitos ou da primeira infância, assim como de doenças adquiridas – como tumores, infecções e acidentes.

As ocorrências congênitas incluem as craniofaciais, como por exemplo as fendas lábio-palatinas e as fissuras craniofaciais, as síndromes craniofaciais e outras malformações do segmento cefálico.

Constituem também área de atuação do cirurgião plástico: as patologias congênitas que acometem mãos e membros; as malformações vasculares e linfáticas; as doenças de pigmentação e de constituição da pele; e os defeitos de formação do tórax, abdômen, dorso e períneo.

O hospital presta assistência contínua na especialidade através da realização de consultas ambulatoriais, interconsultas para pacientes internados, bem como realização de procedimentos cirúrgicos de todos os portes e complexidades.