Especialidades Médicas

Especialidades Médicas

Para as mais de 80 mil crianças e adolescentes baianos, de 0 a 14 anos, atendidas por ano no Martagão, são oferecidas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 28 especialidades médicas pediátricas. Vale destaque para os serviços de alta complexidade. Das cirurgias oncológicas feitas pelo SUS em pacientes da faixa pediátrica em 2019, o Martagão Gesteira é responsável pelo maior quantitativo: 44,54%. Se forem analisadas as neurológicas, nas mesmas condições, o Hospital realizou a maior parte (31,68%). A liderança nos procedimentos de alta complexidade se repetiu, ainda, nas cirurgias cardíacas (34,28%), no tratamento em oncologia (49,18%) e na produção de diárias em UTI Pediátrica (20,85%).

Conheça um pouco mais de cada uma das especialidades:

Neurologia

Doenças neurológicas como meningites, encefalites, epilepsias, doenças do sono (sonambulismo, por exemplo), doenças musculares e dores de cabeça, entre outras, podem ocorrer na infância e na adolescência. A Neurologia pediátrica é a subespecialidade médica que estuda justamente essas e outras doenças que podem afetar o desenvolvimento e a maturação do sistema nervoso, na faixa etária pediátrica.

De forma resumida, a Neuropediatria tem como finalidade atender crianças com alterações neurológicas, avaliando o sistema nervoso central – cérebro, cerebelo e tronco encefálico – e periférico – nervos – dos pacientes. Durante o atendimento, o Neurologista Infantil faz um exame clínico minucioso, analisando as evoluções motora, cognitiva e de linguagem das crianças e adolescentes ao longo dos anos.

No Hospital Martagão Gesteira contamos com atendimento ambulatorial especializado nesta área, bem como auxílio nas condutas e diagnósticos da especialidade para os pacientes internados nas enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva. A especialidade conta também com programa de residência médica na instituição, contribuindo com a formação de 02 neuropediatras anualmente.