Especialidades Médicas

Especialidades Médicas

Para as mais de 80 mil crianças e adolescentes baianos, de 0 a 14 anos, atendidas por ano no Martagão, são oferecidas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 28 especialidades médicas pediátricas. Vale destaque para os serviços de alta complexidade. Das cirurgias oncológicas feitas pelo SUS em pacientes da faixa pediátrica em 2019, o Martagão Gesteira é responsável pelo maior quantitativo: 44,54%. Se forem analisadas as neurológicas, nas mesmas condições, o Hospital realizou a maior parte (31,68%). A liderança nos procedimentos de alta complexidade se repetiu, ainda, nas cirurgias cardíacas (34,28%), no tratamento em oncologia (49,18%) e na produção de diárias em UTI Pediátrica (20,85%).

Conheça um pouco mais de cada uma das especialidades:

Otorrinolaringologia

A Otorrinolaringologia é a especialidade médica que avalia o nariz e seios paranasais, a garganta e os ouvidos. Os principais sintomas que podem envolver problemas nessa região são:

  • roncos,
  • dores dos ouvidos,
  • obstrução nasal,
  • sangramentos nasais,
  • dificuldades de audição,
  • rouquidão.

O papel do otorrino é fundamental para o correto diagnóstico e tratamento das doenças. Nas crianças, os sintomas mais comuns são as inflamações da garganta, as otites e as queixas de obstrução nasal e roncos.

O hospital presta assistência contínua na especialidade através da realização de consultas ambulatoriais, interconsultas para pacientes internados, bem como realização de procedimentos cirúrgicos de média complexidade.