Assistência Multiprofissional

Assistência Multiprofissional

Serviço de Enfermagem

O serviço de Enfermagem é composto por mais de 400 profissionais (auxiliares, técnicos e enfermeiros). Objetiva prestar assistência sistematizada, qualificada e humanizada à criança e seus familiares, exercendo o cuidado integral, visando à promoção, proteção e recuperação da saúde das crianças. Atuam como mediadores e facilitadores na assistência, realizando uma ponte entre as equipes multidisciplinares, participam ativamente nas ações estratégicas, financeiras e na construção dos fluxos hospitalares, trazendo ao serviço dinamismo e resolutividade.

Profissional responsável:  Marcela Ribeiro

Serviço de Psicologia

O Serviço de Psicologia tem por finalidade prestar assistência psicológica a pacientes internados e seus acompanhantes, visando promover saúde mental no ambiente hospitalar, minimizando os impactos gerados pelo processo de adoecimento, hospitalização e luto, bem como os aspectos que interferem no tratamento e desospitalização do paciente. Atualmente, o serviço é composto por dez psicólogos assistenciais e uma coordenadora. Anualmente é responsável pela realização de mais de dez mil atendimentos psicológicos nesta unidade hospitalar.

Profissional responsável: Laís Damasceno.

Serviço de Nutrição e Dietética Hospitalar

O Serviço de Nutrição e Dietética Hospitalar tem grande importância na recuperação dos pacientes em tratamento. Dentro desse contexto, o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Martagão é responsável pela produção e distribuição das refeições, tem como objetivo prestar assistência nutricional individualizada para pacientes internados e para os que se encontram no Programa de Assistência Ventilatória Domiciliar (PAVD), com garantia na segurança alimentar. É responsável, ainda, pela produção e distribuição de mais de 1.800 refeições diariamente no hospital. Proporciona o fornecimento de alimentação adequada a pacientes, acompanhantes, médicos e colaboradores, conforme Manual de Boas Práticas de Fabricação elaborado de acordo com a legislação vigente do segmento, garantindo a prestação de serviços com qualidade e segurança. O serviço atua, também, no Lactário, área destinada ao preparo, higienização e distribuição de preparações lácteas, fórmulas infantis e dietas enterais, seguindo rigorosas técnicas de controle higiênico-sanitário e microbiológico das formulações preparadas na unidade.

Profissional responsável: Lenice Neves

Serviço de Serviço Social

O Serviço Social atua, inicialmente, na realização do acolhimento e escuta qualificada, com objetivo de entender as dores sociais apresentadas e a condição de vulnerabilidade do público assistido. Todo trabalho parte de uma intervenção planejada, conforme as particularidades de cada atendimento, identificando, dessa forma, os aspectos sociais, emocionais, econômicos e culturais relacionados ao processo de adoecimento que possa impactar no decorrer do internamento do paciente e durante a alta hospitalar. O profissional também tem um papel importante, mediante a utilização de estratégias que busquem reforçar a efetivação do direito social à saúde da população assistida, assim como identificar situações de violação de direitos da criança e adolescente, fazendo intermediações e encaminhamentos junto a rede de proteção.

Profissional responsável: Cleidiane Santos

Serviço de Odontologia

O Serviço de Odontologia tem como premissa a promoção de saúde bucal e atuação preventiva em doenças e manifestações da cavidade oral em pacientes portadores de comorbidade. É ofertado aos pacientes internados e ambulatorial. Também são atribuições do serviço, ações educativas e preventivas em saúde bucal. Interdisciplinar, proporciona qualidade de vida e redução do tempo de internamento médico, principalmente nos pacientes da oncopediatria e cardiopediatria.

Profissional responsável: Érica Cabanas

Serviço de Reabilitação

O Serviço de Reabilitação é composto pelas equipes de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Este serviço atende as crianças a nível ambulatorial e hospitalar. A reabilitação infantil visa o reestabelecimento de funções ou mesmo a aquisição delas, aliado ao desenvolvimento neuropsicomotor próprio de cada faixa etária. A criança pode ser acometida por doenças desde o período pré e peri-natal (síndromes genéticas, malformações congênitas, sequelas de síndromes convulsivas, prematuridade e problemas de parto, entre outras), até o final da adolescência (como traumatismos, paralisias, alteração da marcha, entre outros). A avaliação funcional engloba o andar, a comunicação (fala, audição, visão, escrita), o raciocínio/cognição, interação social e desempenho escolar como também, a capacidade de executar as tarefas básicas de vida diária. Após uma avaliação funcional completa, é possível realizar um plano de tratamento adequado e individualizado para cada criança.

Profissional responsável: Janille Ribeiro

Gestão de Leitos

O gerenciamento de um leito hospitalar compreende todo o processo de provisão e administração dos leitos e dos diversos recursos correlatos nas várias áreas do Hospital. Nesse contexto, a gestão de leitos diz respeito não apenas ao local em que o paciente repousa, mas também a todos os serviços que acompanham a assistência médica, ou seja, desde o processo da admissão, passando pela avaliação médica, de profissionais de enfermagem, diagnósticos e tratamentos adequados até a alta hospitalar e tem como objetivo buscar a utilização dos leitos disponíveis em sua capacidade máxima, com segurança, otimizando o tempo de espera para internação.

Profissional responsável: Vanessa Roriz