Assistência Multiprofissional

Assistência Multiprofissional

Agência Transfusional

A Agência Transfusional (AT) é uma Unidade Hemoterápica que tem como função liberar hemocomponentes para as transfusões sanguíneas nas unidades hospitalares, contribuindo para melhora terapêutica dos pacientes com diversas patologias. A AT, além de atender um número elevado de transfusões em pacientes internados, ambulatoriais e emergenciais, também realiza a reserva de hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado para procedimentos cirúrgicos de grande porte no Hospital Martagão Gesteira, como as cirurgias cardiovasculares. Além disso, garante pleno suporte hemoterápico aos transplantes de fígado e transplante de medula óssea autólogo. São realizadas, em média, 500 transfusões de hemocomponentes por mês, o que tem contribuído para a recuperação da saúde dos nossos pacientes. A AT do Hospital Martagão Gesteira presta uma assistência hemoterápica de qualidade, respaldada na legislação vigente que regulamento a política do sangue no Brasil.

Profissional responsável: Janille Reis e Tania Gaspar

Ambulatório Geral

O processo de atendimento ambulatorial abrange os problemas relacionados à saúde de pacientes em caráter eletivo. No ambulatório do Hospital Martagão  Gesteira com uma ampla gama de especialidades para a investigação, diagnóstico e tratamento de diversos quadros clínicos. Porém, os casos a serem cuidados nesse ambiente são aqueles em que o risco à vida do paciente já foi afastado.

Normalmente, são executados no âmbito do ambulatório: Consultas médicas e multidisciplinares; Aplicação de medicamentos de alta complexidade, Realização de curativos, Pequenos procedimentos cirúrgicos e outros procedimentos que não exijam uma estrutura mais complexa para o atendimento.

A equipe normalmente é composta por médicos clínicos, cirúrgicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Profissional responsável: Janille Reis

Bioimagem

Laboratório

O laboratório do Hospital Martagão Gesteira realiza diversos exames com o objetivo de atender os pacientes internados na instituição (24 horas por dia), além de manter uma demanda aberta para atendimento da população pediátrica em geral. O serviço dispõe de equipamentos automatizados, o que confere segurança e eficiência ao serviço, além de uma equipe de técnicos e analistas clínicos preparados para atender as especificidades que a população pediátrica necessita. No ano de 2021 em média foram realizados 22.355 exames das mais diversas especialidades.

Profissional responsável: Janille Reis e Marlon Rodrigues

Gestão de Leitos

O gerenciamento de um leito hospitalar compreende todo o processo de provisão e administração dos leitos e dos diversos recursos correlatos nas várias áreas do Hospital. Nesse contexto, a gestão de leitos diz respeito não apenas ao local em que o paciente repousa, mas também a todos os serviços que envolvem a assistência hospitalar, ou seja, desde o processo da admissão, passando pela avaliação médica, de profissionais de enfermagem e equipe multidisciplinar, diagnósticos e tratamentos adequados, até a alta hospitalar e tem como objetivo buscar a utilização dos leitos disponíveis em sua capacidade máxima, prezando sempre pela segurança dos pacientes e pela qualidade assistencial.

Profissionais responsáveis: Janille Reis e Fábio Lisboa.

Pronto Atendimento

O Pronto Atendimento (PA) é destinado ao atendimento de ocorrências ambulatoriais de baixa e média complexidade, acolhimento de pacientes oriundos de outras unidades de saúde admitidos via Central de Regulação do Estado e aqueles com programação de admissão para fluxo cirúrgico na unidade. Além dos atendimentos, procedimentos como curativos, retirada de pontos, aplicação de vacinas e inalações são realizados no PA. O setor funciona 24 horas e conta com equipe altamente capacitada composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de transporte interno.

Profissionais responsáveis: Janille Reis e Fábio Lisboa

Serviço de Enfermagem

O serviço de Enfermagem é composto por mais de 425 profissionais (auxiliares, técnicos e enfermeiros). Objetiva prestar assistência sistematizada, qualificada e humanizada à criança e seus familiares, exercendo o cuidado integral, visando à promoção, proteção e recuperação da saúde das crianças. Atuam como mediadores e facilitadores na assistência, realizando uma ponte entre as equipes multidisciplinares, participam ativamente nas ações estratégicas, financeiras e na construção dos fluxos hospitalares, trazendo ao serviço dinamismo e resolutividade.

Profissional responsável:  Marcela Ribeiro

Serviço de Nutrição e Dietética Hospitalar

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital Infantil Martagão Gesteira tem como objetivo principal realizar a prestação de assistência nutricional individualizada, embasada em fundamentos técnico-científicos. Tendo em seu corpo técnico nutricionistas capacitadas para fazer o acompanhamento dos pacientes internados, com garantia na segurança alimentar.

Como objetivo secundário consideramos o fornecimento de alimentação com gestão própria da produção a distribuição de mais de 2.000 refeições diariamente, abrangendo o gerenciamento do processo de produção das refeições de pacientes, acompanhantes médicos e colaboradores, seguindo padrões de Qualidade e Segurança Alimentar conforme recomendado pelas legislações vigentes.

O serviço possui uma área separada e diferenciada para a produção de fórmulas lácteas e dietas enterais, chamada lactário, seguindo rigorosas técnicas de controle higiênico sanitário e microbiológico das formulações preparadas na unidade.

Profissional responsável: Janille Reis 

Serviço de Odontologia

O Serviço de Odontologia tem como premissa a promoção de saúde bucal e atuação preventiva em doenças e manifestações da cavidade oral em pacientes portadores de comorbidade. É ofertado aos pacientes internados e ambulatorial. Também são atribuições do serviço, ações educativas e preventivas em saúde bucal. Interdisciplinar, proporciona qualidade de vida e redução do tempo de internamento médico, principalmente nos pacientes da oncopediatria e cardiopediatria.

Profissional responsável: Janille Reis 

Serviço de Psicologia

O Serviço de Psicologia tem por finalidade prestar assistência psicológica aos pacientes e seus acompanhantes, atuando nos setores de internamento, ambulatório de oncopediatria, Programa de Assistência Ventilatória Domiciliar (PAVD) e ambulatório do serviço de transplante sólidos (Hepático). Visa promover saúde mental no ambiente hospitalar e domiciliar, minimizando os impactos gerados pelo processo de adoecimento, hospitalização e luto, bem como os aspectos que interferem no tratamento e desospitalização do paciente. O profissional de psicologia também tem um importante papel na humanização da assistência hospitalar e no ensino e pesquisa em psicologia hospitalar pediátrica. Atualmente, o serviço é composto por onze psicólogas assistenciais, duas estagiárias e uma coordenadora. Anualmente é responsável pela realização de mais de dez mil atendimentos psicológicos nesta unidade hospitalar.

Profissional responsável: Janille Reis e Laís Damasceno.

Serviço de Reabilitação

O Serviço de Reabilitação é composto pelas equipes de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Este serviço atende as crianças a nível ambulatorial e hospitalar. A reabilitação infantil visa o reestabelecimento de funções ou mesmo a aquisição delas, aliado ao desenvolvimento neuropsicomotor próprio de cada faixa etária. A criança pode ser acometida por doenças desde o período pré e peri-natal (síndromes genéticas, malformações congênitas, sequelas de síndromes convulsivas, prematuridade e problemas de parto, entre outras), até o final da adolescência (como traumatismos, paralisias, alteração da marcha, entre outros). A avaliação funcional engloba o andar, a comunicação (fala, audição, visão, escrita), o raciocínio/cognição, interação social e desempenho escolar como também, a capacidade de executar as tarefas básicas de vida diária. Após uma avaliação funcional completa, é possível realizar um plano de tratamento adequado e individualizado para cada criança.

Profissional responsável: Janille Reis e Luciana Machado

Serviço de Serviço Social

O Serviço Social atua, inicialmente, na realização do acolhimento e escuta qualificada, com objetivo de entender as dores sociais apresentadas e a condição de vulnerabilidade do público assistido. Todo trabalho parte de uma intervenção planejada, conforme as particularidades de cada atendimento, identificando, dessa forma, os aspectos sociais, emocionais, econômicos e culturais relacionados ao processo de adoecimento que possa impactar no decorrer do internamento do paciente e durante a alta hospitalar. O profissional também tem um papel importante, mediante a utilização de estratégias que busquem reforçar a efetivação do direito social à saúde da população assistida, assim como identificar situações de violação de direitos da criança e adolescente, fazendo intermediações e encaminhamentos junto a rede de proteção.

Profissional responsável: Janille Reis e Milene Ramos

Serviço de Transplante Sólido - Transplante Hepático

O transplante hepático pediátrico é indicado para crianças e adolescentes na presença de doenças hepáticas que causam o agravamento progressivo da condição de saúde dos pacientes, antes do aparecimento de complicações que determinem risco excessivo com o procedimento. O Serviço de Transplante Hepático do Hospital Martagão Gesteira é pioneiro no estado da Bahia, sendo idealizado para minimizar os impactos provocados pelo vazio assistencial no cenário dos transplantes na faixa etária pediátrica do estado. Contempla o acompanhamento pré e pós-transplante de crianças e adolescentes de até 18 anos de idade, além da realização do procedimento, quando indicado, podendo ocorrer por meio de doador falecido ou doador vivo. A equipe é composta por cirurgiões, hepatologistas, enfermeiras, assistente social, psicóloga, nutricionista, além de contar com as mais diversas especialidades necessárias para o acompanhamento e tratamento dos pacientes, atuando de forma multidisciplinar e integrada.

Profissionais responsáveis: Janille Reis e Monalliza Gama.

UTD e PAVD

A Unidade de Treinamento para Desospitalização (UTD), surgiu em 2012 com o objetivo de prover a desospitalização segura e humanizada, onde os familiares são treinados e habilitados para dar continuidade à assistência de acordo com as necessidades especiais de cada paciente, que necessitam de tecnologias para sobreviver. Este projeto tem por finalidade,  proporcionar a inserção destas crianças em seus lares, através do Programa de Assistência Ventilatória Domiciliar (PAVD). A população assistida é composta por pacientes portadores de doenças crônicas, na sua maioria por doenças neurológicas e/ou musculares, porém estáveis, sem complicações clínicas recentes provenientes de doença aguda, podendo ser dependentes ou não de ventilação pulmonar mecânica. A rotina de acompanhamento da equipe multiprofissional acontece através de visita médica, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e serviço social. Nos 10 anos de existência deste projeto, mais de 200 famílias foram contempladas com esta modalidade, sendo, dessa forma, reintegrada ao seio familiar.

Profissional responsável: Janille Reis e Rebeca Abbud.