Especialidades Médicas

Especialidades Médicas

Para as mais de 80 mil crianças e adolescentes baianos, de 0 a 14 anos, atendidas por ano no Martagão, são oferecidas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 28 especialidades médicas pediátricas. Vale destaque para os serviços de alta complexidade. Das cirurgias oncológicas feitas pelo SUS em pacientes da faixa pediátrica em 2019, o Martagão Gesteira é responsável pelo maior quantitativo: 44,54%. Se forem analisadas as neurológicas, nas mesmas condições, o Hospital realizou a maior parte (31,68%). A liderança nos procedimentos de alta complexidade se repetiu, ainda, nas cirurgias cardíacas (34,28%), no tratamento em oncologia (49,18%) e na produção de diárias em UTI Pediátrica (20,85%).

Conheça um pouco mais de cada uma das especialidades:

Cirurgia de Cabeça e Pescoço

A cirurgia de cabeça e pescoço é uma especialidade cirúrgica que trata principalmente dos tumores benignos e malignos da região da face, fossas nasais, seios paranasais, boca, faringe, laringe, tireoide, glândulas salivares, dos tecidos moles do pescoço, da paratireoide e tumores do couro cabeludo. Estas patologias podem ser congênitas ou adquiridas.

Em janeiro de 2018, foi iniciado, no Hospital Martagão Gesteira, o Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço especificamente destinado à população pediátrica de forma ampla e irrestrita. Este pioneirismo, associado à particularidade do atendimento, permitiu que nos três primeiros anos, a despeito da pandemia da COVID 19, mais de duas centenas de pacientes fossem submetidos à cirurgia pela especialidade. Os mais diversos diagnósticos foram possibilitados, muitos dos quais com impacto na sobrevida e qualidade de vida destas crianças.

Atualmente, o serviço presta assistência contínua na especialidade através da realização de consultas ambulatoriais, interconsultas para pacientes internados, bem como realização de procedimentos cirúrgicos de todos os portes e complexidades.