O Martagão Gesteira participou da 1ª Conferência Cuidado Centrado na Família. Realizado em novembro pelo Instituto Ronald McDonald (IRM), em parceria com a Novartis e com a Ronald McDonald House Charities, o evento teve como objetivo dar início à construção de estratégias nacionais para implementação das políticas de cuidado centrado na família. Na ocasião, o Martagão foi premiado pelo IRM com o Troféu Atitude de Ouro, que reconheceu as ações da instituição envolvendo voluntários.
“Este evento trouxe à tona uma nova modalidade de pensar o cuidado e que é o futuro para os nossos pacientes. Ter a oportunidade de ter contato com outras instituições que já trazem essa filosofia e, mais ainda, receber o apoio do IRM para que possamos desenvolver isso como um selo de qualidade no cuidado hospitalar foi muito engrandecedor”, destacou a oncopediatra Natália Borges.
O Cuidado Centrado na Família, segundo informações do IRM, é uma “filosofia que visa promover um olhar multidisciplinar das necessidades de crianças e adolescentes com câncer e outras patologias graves, junto a suas famílias e comunidades”. É apontado também como um modelo de cuidado infantil, no qual o paciente e seus familiares estão totalmente envolvidos – junto com a equipe de atendimento de cuidados de saúde – para tomar decisões informadas sobre cuidados de saúde e serviços de apoio que a criança/adolescente e sua família recebem.
“No cuidado centrado na família, todos os aspectos dos cuidados visam apoiar e envolver a família com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, bem-estar psicológico, resultados clínicos e a experiência geral do paciente e da família”, ressalta o IRM.