Neste 19 de setembro, o Hospital Martagão Gesteira (HMG) comemora o Dia do Ortopedista. Até agosto, o Serviço de Ortopedia e Traumatologia do HMG realizou mais de 8 mil atendimentos nas diversas sub-especialidades da Ortopedia infantil. Com nove consultórios de Ortopedia, nove turnos cirúrgicos e um ambulatório de Oncologia, o Martagão é referência na Ortopedia Pediátrica em toda Bahia, atendendo crianças sindrômicas, com pés tortos, sequelas de paralisia cerebral, doenças do quadril, além de casos em que há indicação cirúrgica.
A vida de Davi Lucas, de apenas 3 anos, mudou ao conhecer a equipe de Ortopedia do HMG. O menino nasceu com más formações da tíbia e já havia passado por mais de 20 especialistas que davam à família duas saídas: amputação ou cadeira de rodas.
Em dois anos de acompanhamento com a equipe do Dr. Fernando Garcia, o menino passou por duas cirurgias e, com uma prótese criada especialmente para ele, já está correndo por aí. “Hoje eu tenho a graça de ver meu filho andar. Se Dr. Fernando não amasse o que faz, meu filho hoje não estaria andando”, conta Railane Santos Pereira, mãe de Davi Lucas.
O diferencial do Martagão é contar com uma equipe multidisciplinar (veja abaixo a lista de profissionais), uma Residência em Ortopedia e Traumatologia reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e um programa de Fellowship cadastrado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica (SBOP). Desde 2015, já foram formados cinco Fellowships: ortopedistas titulados com os respectivos RQE, vindos da Bahia e de outros estados, que aqui se capacitam em Ortopedia Pediátrica.
“Os alunos que passam pelo Martagão saem com um diferencial: além de médicos ortopedistas, aprendem o lado humano desta linda profissão, vivenciando a resolução de problemas que vão além da medicina e humanizando-a”, destaca Dr. Fernando Garcia, chefe do Serviço Ortopedia, Coordenador da Residência em Ortopedia e Traumatologia do Hospital Martagão Gesteira (MEC) e do Fellowship em Ortopedia Pediátrica (SBOP).
Para Dr. Fernando Garcia, no Martagão o tratamento é direcionado para uma resolução. “Nosso foco é a resolução mais rápida possível, explicando detalhadamente o que se pretende com o determinado tratamento, dando atenção, tirando as dúvidas, falando a linguagem que os pais entendem, na tentativa da sua rápida reintegração social”, conta Garcia, que é Mestre em Ciências Médicas (IOT/HCFMUSP).
Formação acadêmica
Além da função assistencial e social para as crianças da Bahia, o Serviço de Ortopedia e Traumatologia do HMG tem também uma preocupação na formação científica e profissional dos médicos do nosso Estado.
A formação acadêmica abarca universitários da Faculdade de Medicina FTC que fazem estágio na nossa Ortopedia. Além da prática ortopédica, monografias com temas diversos nesta área são produzidos tendo como base a riqueza de casos atendidos no Hospital.
A pesquisa científica em Ortopedia no HMG é destaque em periódicos especializados e eventos científicos, nacionais e internacionais, como consta nas últimas cinco publicações abaixo relacionadas.
O Martagão Gesteira também conta com o serviço de oncologia ortopédica, que recebe pacientes para realizar investigação de tumores malignos e benignos, além de correção de deformidades causadas pelos diversos tipos de tumores.
Equipe do Setor de Ortopedia e Traumatologia (setembro de 2018)
Fernando Garcia – pé
Fabio Matos – quadril
Julio Mello – paralisia cerebral
Roberto Flávio – pé
Olavo Galvão – trauma
Luciano Cavalcante – tumor ósseo
Jean Nunes – mão
José Henrique Carvalho – paralisia cerebral
Luísa Nogueira – trauma e paralisia cerebral
Daniel Andion – trauma e quadril
Lucas Garcia – trauma e quadril
Mayara Coelho – pé e trauma
Maurício Armed – trauma
Rodrigo Martins – trauma
Arivan Rodrigues – fixador externo
4 fellowship
6 residentes
Artigos recém-publicados em periódicos nacionais e internacionais
*Nova abordagem cirúrgica do Pé Torto Congênito Resistente (PTC R) com o acesso de Cincinnati. Apresentação de uma Técnica Operatória
Fernando Cal Garcia Filho, Roberto Guarniero, Rui Maciel de Godoy Júnior, Marcos Almeida Matos, Lucas Cortizo Garcia
*Epidemiological evaluation of genu valgum and flat feet in the child: experience of the martagão gesteira children’s hospital
Fernando Cal Garcia Filho, Breno Leite Luz, Mateus de Oliveira Trindade, Lucas Cortizo Garcia, Magda Leão Pinheiro, Fernanda Cortizo Garcia and Matheus Vasconcelos Goes Mendes
*Treatment of hallux valgus in children and adolescents by chevron’s operating technique
Fernando Cal Garcia Filho1, Lucas Cortizo Garcia, Fabio Silveira Matos, Lucas Rocha de Jesus, Magda Leão Pinheiro, Fernanda Cortizo
*Treatment of congenital idiopathic clubfoot by the ponseti method. Experience children’s hospital martagão gesteira
Filho FCG1, Neto WGC, Rios LU, Garcia LC, Pinheiro ML, Modesto NA and Mendes MVG
*Avaliação dos Métodos do Kite e do Ponseti no Tratamento Conservador do Pé Torto Congênito Idiopático