03.03.23

Jornal do Doador: Edição 14

Jornal do Doador: Edição 14

Pelo futuro da vida

Em 2023, a Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, mantenedora do Hospital Martagão Gesteira, celebra o seu centenário. E o Martagão Gesteira tem papel especial nesse cenário de luta pela infância em defesa do futuro.

Gabriela Neiva, psicóloga, doadora, voluntária, cliente da Loja Martagão e ex-paciente do Hospital, é a validação de que seguir com a missão de modificar a realidade da saúde das crianças baianas, oferecendo atendimento médico de excelência a quem mais precisa, é preservar um futuro de esperança e amor. Para a psicóloga, “estar aqui hoje é um retrato de que o Martagão dá certo, que os recursos chegam nas crianças, pois sou uma das pessoas assistidas, que pude sonhar com um futuro e realizá-lo, graças ao amor e à competência do Hospital”.

Gabriela é de Mutuípe e foi diagnosticada com paralisia cerebral, descoberta pelo Martagão Gesteira, após realizar uma cirurgia de hérnia umbilical. A identificação da doença na idade limite e as intervenções rápidas e precisas, durante os trezes anos de tratamento, foram essenciais para que o quadro da Gabriela se tornasse reversível e ela pudesse levar uma vida com autonomia. 

“Quando descobrimos a paralisia, minha família não tinha condições financeiras, nem conhecimento, então, tudo que a gente aprendeu sobre mim veio do Hospital. Sem o Martagão seria difícil, demoraria ainda mais e, talvez, não tivesse tido tempo para que eu pudesse estar aqui contando minha história. Por isso, hoje carrego na pele e no coração a minha gratidão ao Martagão pela oportunidade de viver.”

Para defender a vida de crianças adoecidas e desamparadas economicamente e garantir a continuidade gratuita da assistência, o Martagão Gesteira enfrenta muitas dificuldades. Mas, de doação em doação, é possível levar, anualmente, saúde e esperança para mais de 80 mil crianças baianas. Faça parte dessa rede de solidariedade.