Residentes do Hospital Martagão Gesteira receberam, nesta quarta-feira, 16, uma atualização sobre novas técnicas de cirurgia de artrodese para correção de escoliose, por meio do Instituto de Ensino da Saúde e Gestão (IESG). Utilizando uma técnica conhecida como artrodese, o ortopedista do Martagão Dr. Sérgio Murilo e o também ortopedista Dr.Helton Luís Aparecido Defino, que veio de São Paulo, realizaram uma cirurgia de coluna vertebral usando o dispositivo “PediGuard”.
O instrumento permite, dentre outras vantagens, um aumento da segurança do procedimento, pois possibilita maior precisão de posicionamento de parafuso pedicular em 97%, economiza tempo, diminui a exposição à radiação para pacientes, cirurgiões e equipe do centro cirúrgico, além de ser excelente ferramenta educacional de treinamento para jovens cirurgiões.
Participaram também do ato cirúrgico, que tratou de uma paciente portadora de escoliose idiopática, os ortopedistas Dayan Esteves e Rodrigo Gomes e demais membros da equipe de ortopedia do hospital. A cirurgia, considerada um treinamento para os internos e residentes da unidade hospitalar, pôde ser acompanhada pelo canal do Youtube da instituição, e possibilitou àqueles que a assistiam no auditório o esclarecimento de dúvidas.
Para o ortopedista Helton Defino a cirurgia foi um sucesso “e demonstrou a utilidade do dispositivo, que traz para o paciente com deformidade uma maior segurança e para o médico um menor grau de exposição à radiação, ou seja, uma revolução no campo da cirurgia de coluna”, afirmou.
A opinião também foi compartilhada pelo ortopedista Sérgio Murilo que descreveu a cirurgia como “uma experiência única, pois foi um aprendizado muito rico e sem precedentes”.