Residentes do Martagão Gesteira participaram de um curso de capacitação promovido pelo Hospital Sírio-Libanês. Com o tema “Ultrassonografia Point of Care”, a aula foi ministrada pelo médico Ubenício Silveira Dias Júnior, no início do mês de setembro, no auditório do Hospital, em Salvador.
A ação foi realizada por meio do Instituto de Ensino, Saúde e Gestão (IESG), unidade Liga Álvaro Bahia (mantenedora do Martagão). “Fomos contemplados em um edital nacional do PROADI-SUS que nos inscrevemos no início do ano”, conta a coordenadora de pesquisa do IESG e doutora em genética, a biomédica Laís Mota.
O curso visou à capacitação em ultrassonografia realizada em situações clínicas à beira do leito, que pode ser uma importante ferramenta auxiliar, impactando diretamente no diagnóstico precoce e desfecho dos pacientes.
Para garantir a prática adequada deste modelo de ultrassom por parte de médicos residentes em salas de urgência/emergência, os alunos foram familiarizados com os conceitos da ultrassonografia na prática clínica diária e manuseio de aparelhos de ultrassom, realização de exames em modelos saudáveis e interpretação de imagens, com o intuito de correlacioná-las com achados clínicos.
“Considerando que, além do conhecimento técnico-científico, a incorporação de novas técnicas deva fazer parte da formação dos residentes, o curso objetivou a busca do aprimoramento dos modelos de atenção e de formação, no sentido da ampliação do acesso e da integralidade do cuidado em redes de atenção à saúde. trouxe grandes oportunidades de aprendizado aos médicos residentes, que tiveram a chance de realizar de forma prática o treinamento”, ponderou Laís.