Chefe do Legislativo estava em companhia de sua mulher, Denise Menezes, presidente da Assembleia de Carinho
O Martagão Gesteira recebeu, nesta segunda-feira (23), a visita do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes. Na ocasião, ele foi recebido pelo presidente da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (mantenedora do Hospital), Carlos Emanuel Rocha de Melo, e afirmou que se comprometia a dobrar o número de leitos adotados pela Assembleia.
Em companhia de sua esposa e presidente da Assembleia de Carinho, Denise Menezes, e da esposa do deputado Raimundo Bobô, Andrea de Freitas Rodrigues, ele entregou um cheque com as contribuições dos servidores da ALBA para a campanha do McDia Feliz 2021. A ação possibilitou a compra de cerca de 600 tíquetes.
“É um valor quase simbólico para o Martagão, mas que reforça nossa atenção com esta importantíssima instituição de saúde da Bahia, referência em neurocirurgia pediátrica, voltada, sobretudo, para as crianças sem recursos, só atendidas pelo SUS. A ALBA já patrocina seis leitos de UTI e vamos trabalhar, na nossa gestão, para dobrar este número”, anunciou o chefe do Legislativo estadual.
Segundo o presidente da Liga Álvaro Bahia, dos pacientes do Hospital, 50% são crianças de famílias com renda inferior a um salário mínimo, e apenas 1% de todas as famílias atendidas possui renda acima de dois salários-mínimos. “Nosso compromisso é com a criança pobre da Bahia. Conseguimos avançar muito – a taxa de mortalidade infantil era de 400/1000 crianças no início do século passado e, hoje, é de 17/1000 crianças, mas as dificuldades financeiras continuam enormes. No orçamento anual de R$ 215 milhões, uma parcela ainda é de doações da sociedade baiana”, explicou Melo.
Denise Menezes agradeceu aos colaboradores da ALBA pelo apoio na compra de tíquetes para a campanha do McDia Feliz. “É muito pequena a contribuição que demos, mas, com certeza, de algum modo irá ajudar a esta obra meritória, principalmente na manutenção do Programa de Transplante de Medula Óssea (TMO), que é referência em pediatria no Norte e Nordeste”, disse a presidente da Assembleia de Carinho, rogando aos 63 deputados que aumentem o valor da doação da Assembleia ao Hospital Martagão Gesteira.
Adoção de leitos – Com 220 leitos e uma complexa estrutura hospitalar para atender crianças e adolescentes que precisam de tratamento médico, o Martagão necessita de investimento contínuo para garantir o internamento de milhares de pacientes. O custeio desses leitos, distribuídos por todo o Hospital, é um dos grandes desafios que a instituição enfrenta mensalmente
Consolidado há três anos, o “Adote um Leito” é um projeto do Martagão que viabiliza que mais crianças que precisam ser internadas possam ter atendimento de qualidade. E isto somente é possível porque há parceiros que acreditam no trabalho e apoiam a Instituição. As empresas ou pessoas físicas interessadas em adotar um leito devem fazer contato pelo telefone 71 3032-3808 ou e-mail: comercial@labcmi.org.br.