21.05.24

Participantes do Jantar do Bem do Martagão levarão peça exclusiva assinada por Menelaw Sete

Participantes do Jantar do Bem do Martagão  levarão peça exclusiva assinada por Menelaw Sete

No próximo 23 de maio, a arte de Menelaw Sete vai se unir à música de Thiago Arancam e à gastronomia do Grupo Origem, dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, para uma noite de gala em prol do Hospital Martagão Gesteira. O V Jantar do Bem, evento que já faz parte do calendário baiano, será realizado na Chácara Baluarte e arrecadará recursos para a instituição filantrópica que atende crianças e adolescentes de todo o estado.

Todos os participantes, além de assistirem ao show do tenor e apreciarem um menu especial preparado especificamente para o evento, levarão uma peça exclusiva: uma porcelana com arte assinada por Menelaw Sete.

“Sempre busquei atrelar a minha arte a questões sociais, nesses 35 anos de arte. Desse modo, realizando oficina de arte e outras atividades artísticas em hospitais, com crianças, aqui no Brasil e no exterior, foi possível perceber a importância do afeto, do abraço, em um momento de enfermidade infantil. Assim, foi inspirado nessas vivências de amor e acolhimento que realizei essa obra”, conta o artista.

Menelaw, que tem como estilo de pintura o cubismo Afro-brasileiro, utiliza em todas as suas expressões artísticas a temática africana como ponto central de suas produções. Com 35 anos de arte, Sete levou o seu trabalho para o mundo. Expôs na Holanda, Alemanha, Bélgica, Espanha, Portugal, Dinamarca, Inglaterra, Estados Unidos, Marrocos, França e a sua mais recente exposição na Bélgica, em Liége, no Museu Cité Miroir, totalizando mais de 50 mostras internacionais.

Para o artista, apoiar o Martagão é uma ação muito importante. “Participar desse projeto, atrelado a uma causa tão nobre, para mim, é motivo de muita emoção, fiquei muito feliz com o convite. Estarei sempre à disposição desse tão importante hospital para nossa sociedade”.

Menelaw conta que, há duas décadas, tem uma relação “de respeito e amizade” com o hospital. “No início dos anos 2000, com a Escola de Balet EBATECA, realizei performance para as crianças do hospital. Com artistas que participaram da Exposição Internacional COWPARADE, no ano de 2019, visitei alas do hospital. Já no ano de 2022, a convite da ala pedagógica do hospital, participei de uma manhã de conversas e dinâmica com as crianças da Instituição. Agora em 2024, estou participando do livro, SSA475, com outros 20 artistas, em que a renda será revertida para o Martagão”.

O artista ressalta a necessidade de ajudar a instituição filantrópica. “Sendo o Martagão um dos maiores hospitais filantrópicos do Norte e Nordeste, referência em atendimento a crianças, é muito importante que as pessoas apoiem a instituição. Conhecer de maneira mais próxima o trabalho de excelência realizado pelo Hospital com crianças, foi algo muito especial, o que me fez compreender o tamanho da importância e do significado desse hospital”, finaliza. Os ingressos para o Jantar do Bem estão sendo vendidos por meio da plataforma Sympla: https://bileto.sympla.com.br/event/93052/d/251268?share_id=1-copiarlink