Refeições diárias para pacientes e seus acompanhantes, medicamentos e a manutenção de equipamentos. Estes são alguns dos principais custos de um leito hospitalar. Com a pandemia do novo Coronavírus, esses custos ainda aumentaram. Mas com a ajuda de parceiros do Martagão, o Hospital consegue mantê-los para que crianças de todo o estado tenham acesso à saúde de qualidade.
Neste primeiro trimestre de 2021, alguns parceiros toparam ajudar o Martagão por meio do programa “Adote um Leito”. A distribuidora de combustíveis Petrobahia foi um deles.
O presidente da companhia, Thiago Andrade, ressalta a importância de contribuir com uma iniciativa filantrópica de “uma unidade tão representativa no tratamento do câncer, além de possuir outras 27 especialidades médicas”.
“Vamos adotar dois leitos, arcando com seus custos mensais. É com grande satisfação que apoiamos esta grandiosa causa que precisa de tanta atenção. Estamos falando de uma instituição que cuida de milhares de crianças e adolescentes na Bahia. Convidamos outras empresas do setor a também se unirem ao programa”, destaca Andrade.
A ACP Group, conglomerado de empresas da área de tecnologia da informação, já participou da campanha do McDia Feliz. Em 2020, comprou 481 tíquetes digitais e os distribuiu para toda sua equipe na Bahia e interior do estado, além de cidades como Aracaju e Maceió. Em seguida, aceitou participar do programa e adotou dois leitos do Hospital.
A RETEC Tecnologia em Resíduos, uma empresa especializada em Engenharia Ambiental, já era parceira na coleta de resíduos do Hopsital e também ajudou o McDia e, desta vez, adotou um leito.
Pessoas físicas também podem participar do programa. A doadora Mariana Tejo queria ajudar de forma contínua e encontrou, no “Adote um Leito”, uma forma de permanecer apoiando a causa da saúde da criança.
O programa – Com 220 leitos e uma complexa estrutura hospitalar para atender crianças e adolescentes que precisam de tratamento médico, o Martagão necessita de investimento contínuo para garantir o internamento de milhares de pacientes. O custeio desses leitos, distribuídos por todo o Hospital, é um dos grandes desafios que a instituição enfrenta mensalmente
“Consolidado há três anos, o “Adote um Leito” é um projeto do Martagão que viabiliza que mais crianças que precisam ser internadas possam ter atendimento de qualidade. E isto somente é possível porque há parceiros que acreditam no nosso trabalho e nos apoiam para que, juntos, possamos garantir para milhares de crianças o acesso à saúde”, ressalta a diretora do Martagão, Érica Oliveira, que informa ainda que as empresas interessadas em adotar um leito devem fazer contato pelo telefone 71 3032-3808 ou e-mail comercial@labcmi.org.br.