19.11.25

“O Hospital da Minha Vida”, livro que mostra a importância do Martagão para a Bahia e o SUS, foi lançado

“O Hospital da Minha Vida”, livro que mostra a importância do Martagão para a Bahia e o SUS, foi lançado

O livro “O Hospital da minha vida”, que mostra a importância do Martagão Gesteira para o Sistema Único de Saúde (SUS) e como a instituição se tornou um patrimônio dos baianos, foi lançado, nesta terça-feira (18), no Museu Carlos e Margarida Costa Pinto. A obra foi escrita pelo cirurgião pediátrico Carlos Emanuel Melo, superintendente da Liga Álvaro Bahia (mantenedora do Martagão), e conta, a partir de fatos e memórias, a história de uma das principais instituições de saúde da Bahia, sob a ótica de quem está há 25 anos na linha de frente da batalha pela causa da saúde infantojuvenil.

“Quando eu decidi escrever este livro, um dos principais objetivos era mostrar para toda a sociedade o que acontece dentro daquele hospital, porque ele é tão importante e o que ele representa para milhares de famílias baianas que ali encontram acolhimento, amor, acesso à saúde de qualidade e cura”, destacou Melo, que abriu mão dos direitos autorais. Toda a renda obtida com a venda do livro será revertida para o Martagão.

Presidente do conselho da Liga, Pedro Teles reforçou a conexão com os 60 anos do hospital e a importância da obra. “Os 60 anos do Martagão e o lançamento do livro de Emanuel Melo são eventos que tem uma conexão muito forte porque o livro conta não só a história do próprio Emanuel como médico dedicado à causa do Martagão há 25 anos, mas também conta a história da Liga Alvaro Bahia contra mortalidade infantil que tem 102 anos de vida e também história do próprio hospital”, destacou.

Sobre o livro, Teles ressaltou que a leitura ajudará a entender como sobrevivem instituições filantrópicas na Bahia. “O livro tem histórias de diversas pessoas que passaram pelo Martagão, pacientes, médicos, funcionários, diretores. Há muitas histórias de superação, de resiliência, de solidariedade que realmente marcam a trajetória do hospital. É muito ilustrativo e muito instrutivo de como sobrevive uma instituição filantrópica na área de saúde na Bahia e no Brasil. É uma oportunidade realmente única de conhecer a história do hospital e as histórias de pessoas que passaram por ele”.