03.10.22

Mês das Crianças: Martagão realiza atividades lúdicas para pacientes

Mês das Crianças: Martagão realiza atividades lúdicas para pacientes

No mês em que se celebra o Dia das Crianças, o Martagão Gesteira aproveita para reforçar a importância da causa da saúde da criança. Nos 31 dias de outubro, uma série de atividades e ações lúdicas levará alegria para pacientes do hospital e servirá também para mobilizar a sociedade baiana a estar cada vez mais próxima da instituição que, por ano, atende a mais de 80 mil crianças e adolescentes de todo o estado.

Na programação, houve uma abertura, nesta segunda-feira (3), com uma apresentação do maestro Luciano Calazans, no ambulatório. No dia 13, a Guarda Municipal fará uma distribuição de brinquedos. No dia 14, será a vez de uma apresentação do Robozão. Contação de histórias, apresentação teatral e palhaçaria, dentre outras ações, também estão previstas. Todas as atividades seguirão os protocolos para evitar contágio e transmissão do coronavírus.

Psicóloga e integrante do grupo de humanização do Martagão, Laís Damasceno destaca que os efeitos de ações como essa são constatados em prontuários dos pacientes. “Mais do que meros recursos de distração, essas ações lúdicas dentro do hospital são terapêuticas, auxiliando no processo de recuperação do paciente. Esse lúdico vai facilitar a adaptação no ambiente hospitalar, que é ameaçador, desconhecido e no qual a criança vai ser submetida a diversos procedimentos. Vai auxiliar também no processo de recuperação”.

Saúde da Criança – A diretora do Martagão, Erica Oliveira, ressalta que o Hospital tem relevante participação na saúde do SUS na Bahia. Foi responsável, em 2021, de acordo com o DataSUS, por 41,68% dos procedimentos em oncologia na faixa etária pediátrica, por 38,05% dos de cardiologia e por 68,51% dos de neurologia.

“Os 31 dias de outubro são importantes para o Martagão porque há um reforço especial da mensagem que passamos o ano todo. Há inúmeras formas de se aproximar do Hospital e ajudar milhares de crianças que necessitam de saúde de qualidade. A Instituição é uma soma de esforços. Por essa razão que conseguimos fazer tanto com tão pouco”, frisa.