O Martagão Gesteira recebeu, na última sexta-feira (12), o Prêmio 100 melhores ONGs. A iniciativa, organizada pela Certificadora Social em parceria com a Ambev VOA, avalia organizações do terceiro setor de todo o país que se destacam em governança, transparência, responsabilidade, planejamento, financiamento e comunicação.
A diretora operacional do Martagão, Andrezza Santana, ressaltou a importância do reconhecimento para o hospital que, em 2025, completou 60 anos de serviços prestados às famílias baianas. Exclusivamente pediátrico, atende crianças e adolescentes de todo o estado, em 27 especialidades médicas.

“Estar entre as 100 melhores ONGs do país é motivo de grande orgulho para a instituição e reafirma nosso maior propósito: cuidar da saúde da criança e da mãe. Mesmo diante dos desafios enfrentados pelo Terceiro Setor, seguimos entregando à sociedade cuidado, acolhimento, responsabilidade social e atenção especializada às nossas crianças”, afirmou Andrezza.
Para a diretora de captação de recursos da Liga Álvaro Bahia (entidade mantenedora do hospital), Lareyne Almeida, o reconhecimento se torna ainda mais relevante por ser nacional. “É uma premiação que traz ainda mais visibilidade, credibilidade. É uma especie de selo de qualidade do trabalho desenvolvido pelo Martagão”, frisou.
A premiação, segundo Lareyne, pode ajudar ainda mais na captação de recursos para o hospital, uma instituição filantrópica que, assim como outras centenas no país, enfrenta o subfinanciamento do SUS. “Esse reconhecimento externo fortalece a atração de mais doadores, mais patrocinadores. Para uma organização que está localizada no Nordeste do país é muito importante um reconhecimento deste tipo”, finalizou a diretora.