O setor de Voluntariado do Martagão Gesteira realizou, nesta sexta-feira (1º), um workshop voltado para o time de voluntários do hospital. Atualmente, a instituição conta com 282 participantes do programa, um dos pilares da instituição filantrópica, que atende crianças e adolescentes de todo o estado e oferece acolhimento, diagnóstico e tratamento humanizado.
“Apresentamos o Programa de Voluntariado da Liga Álvaro Bahia (mantenedora do Martagão). É importante que os voluntários saibam o lugar de altíssima relevância que ocupam na instituição. Sempre foi um desejo deles a busca pelo conhecimento e este programa está baseado na capacitação constante dos nossos voluntários. O voluntariado é um dos pilares para alcançar a missão da Liga”, detalhou a coordenadora do Voluntariado, Lívia Viana.
Na ocasião, os participantes puderam assistir palestras de especialistas no tema. “A troca de conhecimento com os voluntários contribui para o fortalecimento da cultura de doação, incentiva a participação de novos integrantes, seja para atividades internas, como recreação, ou atividades ligadas à captação de recursos, como campanhas do McDia Feliz, Corrida Colorida, Jantar do Bem, e ainda pode ajudar a despertar o interesse de empresas que desejem engajar seus funcionários na atividade de voluntariado coorporativo”, acrescentou Lívia.
Voluntária há 11 anos, a operadora de telemarketing Aline Morais considerou o workshop “muito positivo”. “Nosso primeiro workshop foi muito proveitoso. Superou minhas expectativas, com muito aprendizado sobre o ser voluntário e como melhorar nossa experiência”, disse.
Presidente de honra da entidade, Rosina Bahia fez uma retrospectiva da atuação do voluntariado no hospital e destacou como os participantes do programa ajudam a legitimar ainda mais a instituição. “Ser voluntário é se doar por alguma causa, é dedicar seu tempo. Isso ajuda a legitimar ainda mais a instituição porque ninguém se associaria se não fosse um trabalho sério, responsável e relevante. Os voluntários exercem um trabalho de cidadão e demonstram grandeza de coração”, afirmou.
Diretor executivo da MGN, Marcelo Nobohay trabalha com voluntariado há 15 anos. No workshop, fez uma apresentação sobre o papel do setor na filantropia no Brasil e ressaltou a importância de se ter planejamento. “Há o lado do amor, do afeto, que é super importante. Tem que estar sempre presente. Mas quando aplicamos em cima disso planejamento, objetivos, intenção, conseguimos aumentar o impacto social gerado por esse trabalho de voluntários e, ao mesmo tempo, conseguimos garantir que o trabalho dessas pessoas seja efetivamente reconhecido, valorizado”, frisou.
No evento, houve, ainda, palestra da coordenadora do Programa de Voluntariado do Estado da Bahia, Kátia Camillo, apresentação da Associação Viva e Deixe Viver, da empresa Qualidados e uma apresentação musical da cantora Manuela Dourado.
Estiveram presentes também o presidente do Conselho de Administração da Liga, Pedro Teles, o diretor da entidade, Antonio Novaes, o superintendente Carlos Emanuel Melo e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Sérvio Túlio dos Santos.