15.10.21

Martagão realiza o primeiro ecocardiograma transesofágico do Hospital

Martagão realiza o primeiro ecocardiograma transesofágico do Hospital

O Hospital Martagão Gesteira realizou seu primeiro ecocardiograma transesofágico. O exame foi feito recentemente num paciente de xx anos, residente do interior do estado, diagnosticado com cardiopatia reumática.

A coordenadora do Serviço de Cardiologia do Hospital, a cardiologista pediátrica Mila Simões, explica que o objetivo do exame é avaliar o coração com mais precisão. Esse tipo de ecocardiograma funciona de forma semelhante à endoscopia e é utilizado quando uma avaliação feita pelo ecocardiograma torácico não é suficiente.

“O paciente fez uma cirurgia cardíaca, na qual trocou a prótese da válvula aórtica, porque estava infectada. No entanto, ele continuou com febre diária e precisávamos avaliar se a nova prótese também não estava infectada”, detalha a médica.

Ainda segundo a cardiologista pediátrica, o novo exame representa uma conquista para o Hospital. “É uma importante conquista porque não é um tipo de exame que se encontra facilmente, permite diagnóstico que o ecocardiograma comum não consegue visualizar. Ao mesmo tempo, exige um aparelho mais caro e um treinamento médico específico”, ressalta.

O ecocardiograma transesofágico é feito por meio de um sonda que é colocada no esôfago do paciente e oferece uma qualidade melhor de imagem.