O Hospital Martagão Gesteira participou, nesta segunda-feira, 14, do Encontro Integração da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) com a Federação das Santas Casas de Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (FESFBA). Na ocasião, foi debatida a crise do setor filantrópico.
O Martagão foi representado pela presidente de honra da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (mantenedora do hospital), Rosina Bahia. “(Na ocasião), foram explicados assuntos com relação ao subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) que é um dos grandes problemas, que faz com que as nossas instituições filantrópicas sofram dificuldades financeiras. Há mais de dez anos não se faz um reajuste na tabela SUS”, ressaltou a presidente de honra da Liga Álvaro Bahia.
O evento contou, ainda, com a presença do presidente da CMB, Mirocles Véras, do presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, o deputado federal Antônio Brito e de representantes de outras entidades associadas à FESFBA.
“Somos parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS). Como não sermos ouvidos? Como não sermos notados?”, questionou a presidente da FESFBA, Dora Nunes, na abertura do encontro, realizado em Salvador.