26.08.25

Martagão é finalista do Prêmio FGV de Responsabilidade Social

Martagão é finalista do Prêmio FGV de Responsabilidade Social

O Martagão Gesteira é um dos finalistas da segunda edição do Prêmio FGV de Responsabilidade Social. O hospital concorre no eixo saúde com a prática da “Unidade de Treinamento para Desospitalização (UTD)”, onde mães, pais ou responsáveis são treinados para poderem cuidar de seus filhos, portadores de doenças crônicas, em casa.

Única do estado da Bahia e referência no Brasil, a UTD possibilita que esses pacientes possam retornar para seus lares, sem terem seus tratamentos interrompidos. Mais de 260 crianças já foram desospitalizadas, desde a sua criação. “Sermos finalistas dessa premiação já é um reconhecimento desse trabalho importante que a UTD desenvolve. Esses pacientes, que têm longo tempo de permanência em UTI’s, passam a poder retornar para casa, mesmo necessitando de aparelhos para sobreviver”, ressalta o diretor médico do Martagão, Ian Simões.

Na maior parte dos casos, são as mães que ficam à frente dessa função, para poderem dar continuidade à assistência dessas crianças, que permanecem sendo acompanhadas pelo hospital, quando residentes em Salvador e Região Metropolitana. “A UTD possibilita a desospitalização segura, libera leitos hospitalares e devolve dignidade às crianças e seus familiares. É importante que, cada vez mais, esse trabalho seja conhecido e replicado. Ter sido indicada como finalista ajudará a divulgar o trabalho que é feito aqui”, acrescenta a diretora operacional do Martagão, Queitiane Carneiro.

O Prêmio FGV de Responsabilidade Social é uma iniciativa do Fórum Permanente de Responsabilidade Social da FGV Conhecimento que tem por objetivo selecionar “práticas exemplares voltadas para a melhoria da qualidade de vida de populações vulneráveis, em seis eixos temáticos: educação; arte e cultura; esporte comunitário; saúde; meio ambiente e saneamento; e cultura da paz”.

“As práticas selecionadas serão publicadas, visando valorizar e disseminar essas experiências”, destaca a organização do Prêmio. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 29 de setembro, durante o IV Seminário de Responsabilidade Social 2025, no Centro Cultural da FGV, no Rio de Janeiro.

Unidade – Criada em 2012, a UTD foi idealizada pelo próprio Martagão, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com o objetivo de dar treinamento para cuidadores de crianças em condições de doenças crônicas e dependentes de tecnologias avançadas, como os casos daquelas que dependem de ventiladores mecânicos para sobreviver.

Com 20 leitos, a UTD recebe crianças de todo o estado, que são encaminhadas via Central Estadual de Regulação. Em todos os processos, é feita uma avaliação do paciente para verificar se ele está num quadro estável de saúde, que permita esse retorno para casa, o que pode ocorrer no período de um mês a um ano. As mães praticamente também “moram” no hospital porque têm que acompanhar seus filhos até que eles possam ser reintegrados no ambiente familiar e social.