Na edição de 2022 da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente, o Martagão Gesteira, por meio do seu Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), obteve “alta adesão”, o maior patamar de resultado da iniciativa federal que afere a qualidade das práticas de segurança do paciente adotadas por hospitais do país.
A iniciativa federal é promovida anualmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para hospitais com leitos de terapia intensiva, desde 2016. A ação, segundo a Anvisa, está apoiada no Plano Integrado de Gestão Sanitária da Segurança do Paciente 2021-2025 e consiste em “uma importante estratégia para a promoção da cultura da segurança, uma vez que enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde”.
O instrumento avalia indicadores de estrutura e processo, baseados na RDC n° 36/2013, que institui as ações de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. A coordenadora do NSP, Mábia Neves, ressalta que o Martagão segue as orientações das seis metas internacionais da segurança do paciente.
“As metas trabalhadas são a de identificação do paciente, comunicação efetiva, segurança na prescrição, dispensação e administração de medicamentos, cirurgia segura, higienização das mãos e prevenção de lesão por pressão e quedas”, explica.
Para a coordenadora do NSP do Martagão, preencher a avaliação demonstra que o Hospital segue atento às orientações dos órgãos regulamentadores. “Alcançar a alta adesão demonstra que somos uma instituição comprometida com a segurança dos nossos pacientes e que estamos buscando melhorar os nossos processos a cada dia”, finaliza.