(Foto: Colaboradores de colete laranja que formaram a equipe para ajudar no processo de implantação do novo sistema)
Como uma das principais estratégias do macroprojeto de Transformação Digital da Liga Álvaro Bahia, o Martagão Gesteira passou a adotar, desde o início de agosto, um novo sistema de gestão hospitalar. O recurso, cujo investimento foi da ordem de dois milhões e meio, obtidos por meios de doações, permite a ampliação da eficiência operacional e da segurança do paciente.
A diretora do Hospital, Erica Oliveira, explica que o novo recurso tecnológico promove integração e controle de todas as áreas da Instituição, garantindo indicadores, controle financeiro, qualidade assistencial, segurança de dados e eficácia gerencial, além de um melhor fluxo das informações.
“Esse sistema/software amplia a experiência do paciente de forma positiva, oferecendo um suporte ao cumprimento das metas internacionais de segurança do paciente, por meio de suas funcionalidades, auxiliando na qualidade e excelência na prestação de cuidados”, ressalta.
Com a implantação do sistema, acrescenta a diretora, os processos passam a ser melhor definidos e enxutos, o que confere melhor agilidade e otimização, e os profissionais passam a trabalhar seguindo normas e rotinas definidas pela Instituição e parametrizadas no sistema de gestão.
Gestor médico do Martagão, Samir Nahass frisa que o ganho na eficiência é de extrema importância para que o Hospital possa garantir ainda mais assistência para os pacientes oriundos de todo o estado. “O Martagão é uma instituição que vem enfrentando há décadas as condições de assistência de saúde pública no estado e vem vencendo. Nos últimos anos, vem se reinventando de diversas formas para conseguir se sustentar”, diz.
Nahass acrescenta que as previsões futuras da situação da assistência pública no estado são de “caminhos difíceis”. “Para que a gente consiga sobreviver fazendo o que a gente faz, que é cuidar de crianças com doenças extremamente graves que demandam recursos terapêuticos caros, é preciso seguir regras para que ocorram avanços. O sistema digital só vem a ajudar nesse sentido”.
Integração – Diretor-executivo da entidade mantenedora do Martagão, Carlos Emanuel Melo conta que a implantação do sistema começou há um ano e tem foco na integração de todos os setores e processos. “Mas já estávamos nos preparando há mais tempo para fazer essa mudança. Temos um plano, feito há 12 anos, que revisamos periodicamente, com o objetivo de cumprir nosso plano estratégico para elevar nossa eficiência operacional”.
Melo destaca, ainda, que o Martagão é uma instituição filantrópica. “Uma instituição desse tipo para viver precisa de uma missão e a nossa é focada na criança mais vulnerável e com a doença mais grave. Em torno disso, tudo é construído. Por ser filantrópica, a Liga não há distribuição de lucros e resultados. Toda eventual sobra financeira é reinvestida na missão da entidade”.
Ainda segundo o diretor-executivo, a importância do novo sistema reside no fato de que o ganho de eficiência operacional se transforma em potencialização da missão institucional. “Quanto mais eficiente, mais crianças salvas”, finaliza.