O Martagão Gesteira venceu na categoria “Inovação e Tecnologia” do Prêmio Benchmarking do V Fórum de Saúde da Federação de Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (Fesf-BA). O case vencedor foi “Quadro de Gestão Diária para sustentar a melhoria”.
Enfermeira coordenadora do SCIH, Mariana Caldas explica que a iniciativa vencedora integra um conjunto de estratégias para prevenir infecções relacionadas à assistência à saúde. O quadro faz parte das ações decorrentes do projeto “Saúde em nossas mãos”, do Ministério da Saúde, onde o Martagão foi um dos 204 hospitais de todo o país que foram escolhidos para participar da iniciativa federal.
Por meio da equipe de melhoria, formada por profissionais do Martagão, as ações do projeto são discutidas, implementadas, acompanhadas e avaliadas. “Trata-se de uma ferramenta que permite gerenciar, de forma visual, as medidas de prevenção de infecção de corrente sanguínea associadas a cateter venoso central e pneumonia associada à ventilação mecânica, de forma a identificar as principais fragilidades do processo, possibilitando que sejam realizadas as correções necessárias, a padronização do trabalho e a sustentabilidade das melhorias”, destaca Mariana.
O quadro foi instalado na unidade em abril de 2022, na UTI Neonatal do hospital. Ele permite o envolvimento de toda equipe multiprofissional para acompanhar todo o processo e definir as ações de melhoria necessárias e direcionadas. “Essa metodologia vem melhorando os nossos indicadores de infecção na unidade e com certeza, após avaliação pensamos em expandir para as outras unidades”, acrescenta.