O projeto de expansão do Hospital Martagão Gesteira foi apresentado nesta terça-feira (7) ao vice-governador, Geraldo Júnior, à primeira-dama da Bahia, Tatiana Velloso, e à secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. A nova edificação prevê um novo Centro de Oncologia, além de um Centro de Ensino e Pesquisa, Hospital Dia, UTI Pediátrica e uma Unidade de Treinamento de Desospitalização.
“É uma oportunidade de integração e de fortalecimento de uma estrutura que, para nós, é um grande exemplo de desenvolvimento humano, de integração na área da saúde, mas especialmente trazendo uma contribuição efetiva para um segmento tão importante que são as crianças”, afirmou a primeira-dama.
Em outubro do ano passado, ela já havia visitado o hospital acompanhada pela primeira-dama do Brasil, Rosangêla Silva. “A gente sai daqui com esse sentimento de gratidão a essa estrutura pelo trabalho realizado historicamente e, segundo, com esse compromisso de fortalecer, especialmente com as representações do governo do estado e, no meu caso, como presidente das Voluntárias, com ações que possam integrar e contribuir para a continuidade de uma ação importante para a população baiana”, acrescentou.
Já a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, avalia o projeto como muito positivo. “Hoje o Martagão atende mais de 80 mil pacientes por ano em 28 especialidades médicas. A possibilidade de expandir o número de atendimentos em até 50% em um serviço reconhecido como de excelência, o torna interessante para parceiros públicos, privados e a sociedade em geral. Hoje o Estado já realiza o aporte superior a R$ 24 milhões por ano na unidade, reconhecendo justamente essa excelência no atendimento pediátrico em diversas áreas, a exemplo de transplantes, cirurgias eletivas, leitos de retaguarda e UTI, dentre outros”, ressalta a secretária.
O vice-governador, Geraldo Júnior, destacou a importância do encontro e do projeto. “Um momento de extrema importância. Um projeto que visa a inclusão social. Cuidar da vida das pessoas. Esse tem sido nosso principal objetivo no nosso plano de governo. Continuar transformando a vida das pessoas e a saúde é basilar para tudo isso. Não apenas as questões estruturais, operacionais e institucionais, mas nós termos a sensibilidade desse papel.”
Geraldo Júnior ressaltou, ainda, o apoio ao hospital. “Ao lado aqui hoje da primeira-dama do estado e da secretária de saúde, para que a gente possa encabeçar e envelopar uma proposta para a sociedade civil, empresarial e o cenário político, que nós precisamos ter um olhar especial para o Martagão, que é uma unidade hospitalar que visa cuidar das crianças. Podem contar com a gente, primeiro como cidadão e, segundo, como vice-governador da Bahia, representando aqui o governador Jerônimo”.
O superintendente geral da Liga Álvaro Bahia (mantenedora do Martagão), Carlos Emanuel Melo, considerou o encontro bastante positivo. “Ficamos muito felizes ao perceber o envolvimento do vice-governador, da primeira-dama e da secretária de saúde no projeto de expansão do Martagão. Acho que eles captaram a relevância para as crianças e, mais do que isso, abraçaram a ideia. Saímos daqui fortalecidos”.
“Foi uma visita muito positiva porque, com simplicidade, eles entenderam a missão da instituição e se disponibilizaram a colaborar naquilo que estiver pertinente a cada um na sua função. Isso, para nós, é de grande importância porque temos que andar de mãos juntas para poder fortalecer o benefício da saúde das crianças da nossa terra”, frisou a presidente de honra da Liga, Rosina Bahia.