Um estudo sobre as práticas adotadas pelo Instituto de Ensino da Saúde e Gestão (IESG) para acolher profissionais de saúde do Martagão durante a pandemia recebeu menção honrosa em encontro virtual realizado pela Universidade Federal de Rondônia. O trabalho ficou em terceiro lugar dos 77 apresentados no evento.
Unidade da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (mantenedora do Martagão), o IESG participou do “II Encontro de Saúde Coletiva”, no último 2 de outubro, onde apresentou dois trabalhos acadêmicos.
“Em momentos de muitas mudanças na forma de desenvolver assistência, repensarmos na prática de ensinar e acolher é de vital importância. Precisamos nos reinventar constantemente. Estes trabalhos foram construídos com muito carinho para nossos profissionais de saúde”, ressalta a diretora do IESG, Jandrice Carrasco.
Um deles, apresentado pelo analista administrativo Alexandre Silva, se chamou “Cuidando de quem cuida: acolhimento dos profissionais de saúde na fase de pandemia COVID-19”, cujos autores foram, além do próprio Alexandre, a diretora do IESG, Jandrice Carrasco, a diretora da Central de Serviços Compartilhados do Martagão, Claudia Cruz, a enfermeira Mariana Moitinho, a coordenadora de Ensino e Pesquisa, Djanira Alkmim, e a coordenadora da Residência Multiprofissional, Nildete Gomes.
Esse trabalho ficou entre os três melhores e recebeu o certificado de menção honrosa, pela qualidade do produto e pela apresentação. “O estudo abordou a ação que foi pensada em promover o momento de autoconhecimento, relaxamento, conexão entre o eu interior e o propósito de vida de cada um. A ideia era trazer reflexões que fomentassem um olhar para dentro e potencializar a ação e performance profissional de cada um”, explica Silva.
O segundo foi apresentado por Mariana Moitinho e intitulado “Estratégias de educação permanente para profissionais de saúde em pediatria durante pandemia do COVID-19″, dos mesmos autores do primeiro.
Ao final da apresentação, a organização do encontro parabenizou a Liga Álvaro Bahia pelo “empenho”. “Parabéns pelo empenho de vocês na Bahia! Ficamos alegres em ver como vocês tem se dedicado para a Saúde da Criança”, destacaram.