20.09.21

Especialista em pediatria e neonatologia, Samir Nahass assume a direção médica do Martagão Gesteira

Especialista em pediatria e neonatologia, Samir Nahass assume a direção médica do Martagão Gesteira

O médico Samir Nahass, especialista em pediatria e neonatologia pela Sociedade Brasileira de Pediatria, assumiu, em setembro deste ano, a direção médica do Martagão Gesteira. O novo desafio ocorre após Samir ter ficado à frente, durante seis anos, da UTI Neonatal do Hospital, além de outros sete anos dedicados à UTI Pediátrica da Instituição filantrópica.

“Samir assume a liderança técnica do Hospital Martagão Gesteira em um momento desafiador: muitos dos projetos gestados nos últimos anos estão se consolidando agora. Acredito que ele tem o perfil adequado para esse momento”, ressalta o presidente da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (mantenedora do Martagão), Carlos Emanuel Melo.

Formação – Natural de Campina Verde, Minas Gerais, Samir Nahass Gouveia Franco nasceu em 4 de janeiro de 1977. É formado em medicina pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. Fez residência em Pediatria pelo HUPES, em Salvador, Bahia, e residência em Neonatologia pelo HGRS, também na capital baiana.

Com atuação profissional destacada nas áreas de Neonatologia e Terapia Intensiva Pediátrica, Samir coordenou, ainda, a USINCA da maternidade Albert Sabin, a UTI Neonatal da Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães neto.

“Atualmente, o Martagão é um dos maiores hospitais pediátricos do Brasil. Na Bahia, somente o Martagão assume praticamente 50% das demandas na assistência pediátrica de alta complexidade e tem papel chave na assistência à saúde das crianças de nosso estado. O combate à mortalidade infantil e a busca de uma assistência de qualidade e humana estão no DNA da instituição que me formou e que hoje tenho a honra de estar na diretoria técnica. Ampliar o cuidado complexo com qualidade de assistência representa o grande desafio que enfrentaremos”, destaca Samir.