16.06.23

Em oito anos, UTI Neonatal do Martagão já atendeu mais de 1,2 mil recém-nascidos

Em oito anos, UTI Neonatal do Martagão já atendeu mais de 1,2 mil recém-nascidos

Inaugurada em 16 de junho de 2015, a UTI Neonatal do Martagão Gesteira já atendeu mais de 1,2 mil recém-nascidos, em oito anos de funcionamento, completados nesta sexta-feira (16). A unidade foi criada a partir de uma demanda especializada de cuidados com pacientes de até 28 dias de vida que tivessem algum problema cirúrgico. São pacientes graves, que demandam internações prolongadas, terapêuticas diversas e que precisam de um cuidado especial.

Antes, esses bebês disputavam leitos em UTl’s neonatais com pacientes clínicos. A UTINEO do Martagão recebe pacientes de diversos municípios da Bahia e até mesmo de estados vizinhos. “É a única unidade neonatal do estado que possui suporte para tratamento de pacientes com malformações diversas, abrangendo a maioria das especialidades cirúrgicas neonatais como cardiocirurgia, neurocirurgia, cirurgia geral, cirurgia de cabeça e pescoço, além de cirurgia oncológica”, ressalta o diretor médico do hospital, Samir Nahass, que foi coordenador da unidade durante sete anos.

Nahass conta que, nos últimos anos, a UTINEO se tornou também referência em oncologia neonatal e cuidados paliativos em neonatos com patologias de baixa expectativa de vida, como síndromes genéticas e cromossômicas e pacientes com múltiplas malformações.

“Os recursos terapêuticos são de alta complexidade, com respiradores microprocessados de excelência, óxido nítrico, a única UTINEO pelo SUS da Bahia com tal tecnologia, e máquinas para hemodiafiltração, berços aquecidos e incubadoras de alta tecnologia”, acrescenta o diretor médico.

Há, ainda, o suporte com equipe multidisciplinar com a maioria das especialidades médicas clínicas e cirúrgicas. “Somos referência em formação em saúde com residência médica em pediatria, recebendo residentes de neonatologia e terapia intensiva pediátrica, além de residência própria de cirurgia pediátrica. Há formação em residência multiprofissional em todas as áreas ligadas à assistência à saúde. É uma unidade formadora de profissionais de saúde que vêm de outras unidades de Salvador, de outros municípios da Bahia e até de outros estados”, complementa.