O mês de setembro é marcado por ações que destacam a importância da doação de órgãos no Brasil. O Hospital Martagão Gesteira (HMG) apoia a campanha “A vida continua, basta dizer sim”, da Semana Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, e promove uma série de ações para conscientizar colaboradores e beneficiários sobre o tema.
A partir desta segunda-feira, 24, a programação no hospital contará com momentos informativos, exposição de fotos de pacientes oncológicos que fizeram transplantes e palestras.
Na quinta-feira, 27, quando é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecido, o Auditório do Martagão Gesteira receberá duas palestras abertas ao público, com entrega de certificado. As inscrições estão encerradas.
Às 8h30, Fernanda Almeida, assistente social do HMG e coordenadora administrativa da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), discutirá o tema Humanização, Aspectos Legais e Éticos na Condução do Processo de Doação de órgãos e Tecidos para Transplantes.
“Existe um fluxo que precisa ser seguido, toda a legislação. Vamos destacar a importância da humanização e do acolhimento nesse processo. É o que faz diferença na resposta da família para a doação de órgãos”, conta Fernanda Almeida.
Às 9h30, será discutido o tema Campanha de Córnea – “Rumo a Fila Zero”, por Maiana Cerqueira e Mirela Andrade , enfermeiras da da Capta Visão, Organização de Procura de Córneas (OPC), da Bahia.
Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos
Seguindo as determinações do Ministério da Saúde, o Hospital Martagão Gesteira possui uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos, Tecidos para Transplantes. A Cihdott do HMG tem como objetivo realizar, dentro dos parâmetros éticos e legais, o cumprimento do direito de doação de órgãos e tecidos para transplantes.
A Cihdott trabalha em articulação com os profissionais de saúde e com a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Estado da Bahia (CNDCO/Ba), com o intuito de notificar, viabilizar e organizar o processo de doação e captação de órgãos e tecidos. Por meio da Cihdott, o Hospital Martagão Gesteira promove ações de educação continuada para seus profissionais, articula com as unidades os recursos diagnósticos necessários para atender aos casos de possível doação e assume a responsabilidade de realizar e garantir uma adequada entrevista familiar para solicitação da doação.
Além de ser um hospital captador, o Martagão Gesteira está trabalhando para também oferecer transplantes futuramente. “Nossa meta para 2019 é realizar transplantes de medula óssea e hepático para as crianças baianas que necessitem desse recurso.O transplante de órgãos e tecidos é essencial para o tratamento definitivo de diversas doenças. Para muitas pessoas, crianças inclusive, é a única chance de continuar a viver”, destaca Milena Pessoa, Diretora Médica do HMG.