Nesta terça-feira, 15 de fevereiro, celebra-se o Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil. É importante ressaltar, nesta data, que o diagnóstico precoce é a principal forma de combater essa doença e que possibilita uma maior taxa de cura.
A oncopediatra Natália Borges, atualmente coordenadora do setor de Oncologia do Hospital Martagão Gesteira, destaca que o diagnóstico, quando feito na fase inicial da doença, permite um tratamento menos intensivo e maiores chances de cura.
De acordo com a oncopeditra, é importante que pais e cuidadores das crianças estejam atentos aos seguintes sintomas (costumam se confundir com doenças corriqueiras):
- febre prolongada
- vômitos
- dor óssea
- perda de peso
- sangramentos
- cefaleia
- dor abdominal
- adenomegalia
Ao notar alguns desses sintomas na criança, é necessário o encaminhamento para fazer uma consulta com médico especializado. “O câncer é a segunda maior causa de óbito entre crianças e adolescentes. Perde apenas para os acidentes e mortes violentas. Os sinais e sintomas são parecidos com os de doenças comuns da pediatria. Mas o diagnóstico precoce garante maior ou total chance de cura e minimiza custos e sequelas sociais e econômicas”, finaliza a oncopediatra.