Declare seu amor – seu imposto de renda pode ser uma doação” é o tema do Webinar promovido pelo Hospital Martagão Gesteira, com apoio do Instituto de Ensino da Saúde e Gestão (IESG), que será realizado na próxima terça-feira, 19 de janeiro, às 14h.
Com palestrantes de instituições da Bahia e do Paraná, o evento online abordará temas como: expectativas e possibilidades sobre a doação; papel dos órgãos públicos e conselhos; captação de recursos por parte das instituições filantrópicas; importância da doação para a concepção de projetos na área de saúde.
“Muitas vezes pessoas e empresas querem ajudar instituições filantrópicas, mas não sabem como. Existem diversas possibilidades que vão além da doação financeira e uma das mais importantes é através da destinação de parte do seu imposto de renda para financiar projetos sociais”, destaca o gerente do setor de Captação de Recursos do Martagão Gesteira, Felipe Feitosa.
Qualquer cidadão pode destinar recursos para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) através da declaração anual do Imposto de Renda (IR), ou da doação anual, que acontece até o último dia útil do mês de dezembro. Para a doação anual o limite é de até 6% do imposto de renda devido, sendo pessoa física (declaração modelo completo), e de 1% do imposto de renda para pessoa jurídica (apuração pelo lucro real). A ação é integralmente deduzida, ou seja, quem contribuir não paga nada a mais por isso. Exemplo: para cada R$100 retido, é possível doar R$6.
Participarão do evento representantes do Hospital Pequeno Príncipe, do Paraná, da Fundação de Ação Social (FAZ), da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude de Salvador e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Salvador.
As inscrições gratuitas podem ser feitas no link: https://www.sympla.com.br/declare-seu-amor—seu-imposto-de-renda-pode-ser-uma-doacao__1093483. Há, ainda, a opção de inscrição solidária, com renda revertida para o hospital.
Confira a programação:
WEBINAR – DECLARE SEU AMOR – SEU IMPOSTO DE RENDA PODE SER UMA DOAÇÃO
Mediação: Ugo B. Mello – Supervisor de Captação de Recursos – LABCMI
14h Abertura
14:10h Palestra: A importância da doação do IRPF e IRPJ para a concretização de projetos na área de saúde / Palestrante: Nailton Cazumbá (Sócio-Gerente da Pauta Assessoria Contábil, Consultoria e Treinamento)
I Parte: Experiências exitosas do Estado do Paraná na captação de recursos para saúde via IRPF e IRPJ
14:30 Palestra: Case de sucesso do Pequeno Príncipe / Palestrante: Telma Alves de Oliveira (Assessora da Diretoria do Hospital Pequeno Príncipe)
14h50 Palestra: O Papel da Fundação de Ação Social para iniciativa e incentivo de Captação de Recursos / Palestrante: Fabiano Vilaruel (Presidente da Fundação de Ação Social – FAZ)
15h10 Debate
II Parte: Expectativas e planejamento do Estado da Bahia na captação de recursos para saúde via IRPF e IRPJ
15:25 Palestra: Expectativas e planejamentos do Estado da Bahia/Salvador na captação de recursos para saúde IRPF / IRPJ / Palestrante: Fernanda Lordello (Secretária da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude / Salvador/BA)
15h50 Palestra: Expectativas e possibilidades dentro do papel do CMDCA na doação do IRPF / IRPJ / Palestrante: Tatiana Paixão (Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Salvador / Salvador/BA)
16h10 Debate