Os mais de 80 mil pacientes que por ano são atendidos no Martagão Gesteira serão beneficiados pelo programa “Amigo de Valor” do Santander Brasil, uma das maiores campanhas de destinação de recursos para garantia de direitos de crianças e adolescentes do país. Até o dia 30 de junho, o programa irá arrecadar contribuições dos interessados em participar – pessoas físicas ou jurídicas, clientes do Santander –, e destinará os recursos a hospitais pediátricos e organizações que dão suporte a famílias cujas crianças estão em tratamentos de alta complexidade.
Durante esse período, quaisquer valores a partir de R$ 25,00 poderão ser doados pelo site www.santander.com.br/amigodevalor. Trata-se de recursos não incentivados, ou seja, não dedutíveis do Imposto de Renda. As instituições que receberão o apoio são o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAAC-SP), a Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace-DF), o Hospital Martagão Gesteira – BA, o Hospital Pequeno Príncipe – PR e a Santa Casa de Misericórdia – SP.
“A expansão do programa busca estimular a cultura da doação, movimento importante considerando os desafios do contexto social do nosso país. Vamos, assim, incentivar a nossa comunidade de clientes, fornecedores, parceiros e funcionários a apoiar de forma recorrente projetos e instituições em benefício de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social”, destaca Maitê Leite, vice-presidente Institucional do Santander Brasil.
O superintendente geral da Liga Álvaro Bahia (mantenedora do Martagão), Carlos Emanuel Melo, reforça a importância de se estimular a cultura da doação no estado e até mesmo no país. “Instituições como o Martagão não fazem nada sem o apoio da sociedade, das empresas, do poder público, entre outros. É essa soma que nos permite alcançar tantas crianças e adolescentes de todo o estado da Bahia e oferecer saúde de qualidade para quem mais precisa”, pontua.
Fundos municipais – A segunda etapa, que vai de setembro a dezembro, mantém as características originais do programa, de incentivo a doações de pessoas físicas e jurídicas, clientes do Banco, para os Fundos Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Esses recursos podem ser deduzidos do Imposto de Renda (IR) na declaração do ano seguinte, até o limite de 6% do valor total devido, no caso de quem declara a renda pelo formulário completo – ou seja, até esse percentual não há custo para o doador, que tem o valor restituído.
Já para empresas tributadas pelo lucro real, o direcionamento é dedutível em até 1% do valor devido. Quem declara IR pelo modelo simplificado pode doar a partir de R$ 25,00, sem dedução.
O montante é direcionado para o projeto de escolha do doador, e os valores são debitados diretamente da conta corrente. O processo é realizado por meio de uma plataforma criada pelo Santander para simplificar a doação e apresentar todos os projetos apoiados pelo programa, de forma detalhada. No site é possível conferir a descrição das ações, ver imagens, saber a quantidade de crianças atendidas e a meta de arrecadação, entre outras informações. Para clientes pessoa jurídica, as doações devem ser realizadas pelo Internet Banking.
Todas as iniciativas estão em linha com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e são voltadas para a garantia de direitos de crianças e adolescentes em situação de risco social. São projetos que atuam com acolhimento institucional, maus-tratos, álcool e drogas, combate ao trabalho infantil, abuso e exploração sexual, medidas socioeducativas, inclusão da criança e do adolescente deficiente, protagonismo de meninas, educação profissionalizante e práticas socioassistenciais. Além disso, todos os projetos recebem capacitação técnica durante o ano inteiro para fortalecer as iniciativas e os conselhos municipais de direitos da criança e do adolescente.