16.08.22

Campanha do IR arrecada cerca de um milhão para reforma de leitos do Hospital

Campanha do IR arrecada cerca de um milhão para reforma de leitos do Hospital

A campanha de doações por meio do Imposto de Renda arrecadou R$ 1.071.513,95, doados por pessoas físicas e jurídicas. O recurso será aplicado no Projeto Quarto Mágico do Martagão Gesteira, que consiste na reforma de leitos do hospital, garantindo o acolhimento dos pacientes com mais comodidade, segurança e humanização do ambiente, além de realizar atividades socioeducativas.

O resultado comprova que os baianos estão cada vez mais aderindo à campanha de destinação de parte IR para ajudar o Martagão. Batizada de “Declare seu amor”, a campanha visou incentivar que, ao fazer a declaração anual do IR, o doador destine 3% para a instituição filantrópica (para o caso de pessoas físicas). Não é gerado nenhum tipo de custo para o contribuinte.

O processo é muito fácil de ser feito. Há um vídeo-tutorial disponível no canal do Martagão no YouTube para ajudar quem nunca fez esse tipo de doação. “Muitas vezes, pessoas e empresas querem ajudar instituições filantrópicas, mas não sabem como. Existem diversas possibilidades que vão além da doação financeira e uma das mais importantes é através da destinação de parte do seu imposto de renda para financiar projetos sociais”, destaca o gerente do setor de Captação de Recursos do Martagão, Felipe Feitosa.

A destinação do IR é uma das principais estratégias de captação de recursos do Hospital para colaborar na estruturação de unidades e para cobrir parte do déficit operacional que chega, em alguns meses, a R$ 700 mil. O montante arrecadado com a campanha vai ajudar a financiar projetos do Martagão voltados para a infância, por meio dos fundos dos direitos da criança e do adolescente.

A campanha conta com o apoio de importantes órgãos, associações e empresários que têm contribuído para ajudar o hospital no fomento de uma cultura local de destinação do IR para projetos voltados para a infância na Bahia.

Dentre os parceiros deste movimento, por exemplo, estão o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-BA), a Unijorge e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis da Bahia (SESCAP-BA). Em parceria com o CRC, o Martagão promoveu, ainda, a campanha “Contador Amigo”, que visou incentivar os mais de 22 mil profissionais contábeis em atividade no estado para que ajudem a multiplicar essa possibilidade de destinação direta do imposto de renda devido.