25.02.25

Atividades Psicopedagógicas do projeto “Quarto encantado” têm sido realizadas

Atividades Psicopedagógicas do projeto “Quarto encantado” têm sido realizadas

Com o objetivo de garantir o desenvolvimento global de crianças e dos adolescentes durante o processo de hospitalização e favorecer a humanização em saúde, o projeto “Quarto encantado” do Martagão Gesteira tem realizado atividades lúdicas e psicoeducativas para pacientes.

A coordenadora da psicologia do hospital, a psicóloga Laís Damasceno, explica que, a partir de uma melhor ambiência, através da adaptação dos leitos de forma mais lúdica, e com o trabalho de uma psicopedagoga, vem sendo desenvolvidas atividades psicoeducativas, de educação em saúde, pedagógicas e lúdicas, transformando a experiência do paciente no hospital.

O projeto prevê a realização de dois tipos de atividades, as Oficinas do Brincar e os grupos psicopedagógicos. Na Oficina do brincar, a psicopedagoga estimula tanto o brincar livre quanto o dirigido e utiliza recursos lúdicos para esta finalidade. Já os grupos são aulas expositivas, construídas junto à criança e que promovem a aprendizagem da criança sobre o seu processo de adoecimento e hospitalização. “Ela trabalha temas como cuidado com o corpo, higiene, importância da higiene das mãos, isolamento e uso de máscara”, detalha Laís.

A psicóloga ressalta, ainda, os benefícios das ações para pacientes e familiares. “A gente vem observando nos pacientes o desenvolvimento de habilidades tanto psicomotoras quanto socioeducativas e sócio emocionais. Isso tudo promove uma maior adaptação ao contexto de hospitalização e melhor enfrentamento”, frisa.

Além das oficinas pedagógicas, o projeto “Quarto encantado” requalificou dez leitos de enfermaria com recursos obtidos por meio da destinação de Imposto de Renda (IR).

O valor total do projeto é de R$ 586.951,60, recurso obtido por meio de destinação de IR feito por pessoas jurídicas como o Banco do Brasil, Grupo LM, McKinsey & Company, Rede Mix e White Martins, além de pessoas físicas. O projeto é implementado por meio de um Termo de Fomento com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).