29.11.24

Artigo: “Homenagem do Martagão ao ex-governador Antônio Lomanto Júnior”

Artigo: “Homenagem do Martagão ao ex-governador Antônio Lomanto Júnior”

A maior realização da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade, instituição filantrópica fundada em 17 de junho de 1923, visando combater os alarmantes índices da mortalidade infantil de então, que atingiam 40%, foi, sem dúvida, o Hospital pediátrico Martagão Gesteira, fruto do ideal do visionário pediatra Álvaro Pontes Bahia, com o qual pretendia-se ampliar e prestar uma melhor assistência às crianças, que já era praticada pela então Liga Bahiana Contra a Mortalidade Infantil. Na ocasião, foi o primeiro hospital pediátrico do Norte/Nordeste do país. Foi assim denominado por Álvaro Bahia, para homenagear o mestre, amigo e cofundador da Liga, o Prof. Joaquim Martagão Gesteira.

O lançamento da sua pedra fundamental ocorreu em 03 de julho de 1946. A longa trajetória da sua construção durou cerca de 18 anos, contando com a generosidade da sociedade civil, empresários, políticos, governantes, que, sensibilizados com a causa, prestavam-lhe sua solidariedade, com campanhas, doações e subvenções.

Assim é que, em 1964, estando pronto, o hospital ainda não havia sido inaugurado, pois faltavam-lhe os recursos necessário que garantissem o seu pleno funcionamento. Em 08 de outubro de 1964, morria Álvaro Bahia, sem contudo, conseguir ver o sonho do “Hospital de Crianças” realizado!

Presente ao seu sepultamento, o Governador Lomanto Júnior, a exemplo de outros oradores que prestaram sua última homenagem ao “Dr. Bahia”, manifestou-se, solidariamente, afirmando que não mediria esforços para que o Hospital iniciasse seu funcionamento. Sua promessa foi plenamente cumprida! Assim é que, através da Fundação de Amparo aos Menores da Bahia, então dirigida pelo Prof. Adroaldo Ribeiro Costa, foram equacionados os recursos que possibilitariam e garantiriam a sua inauguração e o seu funcionamento.

Assim, o “Martagão Gesteira” foi inaugurado em duas etapas: a primeira, quando se deu sua abertura oficial, em 17 de março de 1965, com o funcionamento do seu ambulatório e demais serviços complementares necessários e, no ano seguinte, em 15 de agosto de 1966, quando inaugurou-se, plenamente, toda a sua unidade de internação, sempre contando com o apoio, acompanhamento e pessoal interesse do Governador Lomanto Jr.

O “Martagão Gesteira”, portanto, completará 60 anos de relevantes serviços prestados às crianças e jovens da nossa terra, em 2025, destacando-se como um hospital quaternário, desenvolvendo e realizando tratamentos e atividades de alta complexidade, como: cirurgias cardíacas, neurocirurgias, transplantes de medula óssea e de fígado, oncologia, UTD (Unidade de Treinamento para Desospitalização), dentre outros, contando, também, com um programa de Residências Médica e Multiprofissional.

Pela sua relevante e decisiva participação, por ocasião das comemorações dos 75 anos da Liga, nosso Governador recebeu, em 20 de julho de 1998, o título de Sócio Benemérito da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, maior honraria institucional de então!

Com grande satisfação, pude desfrutar da sua amizade pessoal pois quando ele foi Governador da Bahia, meu saudoso e querido pai, Fúlvio José Alice, foi seu auxiliar direto, ocupando o cargo de Secretário da Agricultura Indústria e Comércio, bem como da Sra. Hildete Lomanto (D. Detinha), sua dinâmica, atenciosa, gentil e tão digna esposa, pois minha igualmente saudosa mãe, Sônia Bahia Alice, em muito colaborava nas suas atividades sociais, como Primeira Dama.

Com muita honra e alegria, o generoso Governador também foi padrinho do nosso casamento!
Manifestando o mais profundo reconhecimento e sua eterna gratidão, a Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil e o Hospital Martagão Gesteira, associam-se às comemorações pelo centenário do seu nascimento, prestando-lhe, pública e concretamente, a sua mais expressiva homenagem, na sessão especial da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, através de um quadro comemorativo e explicativo, intitulado: “Nosso coração é só gratidão”, ao grande, autêntico e admirável homem público, dos mais respeitados e verdadeiro filantropo, que tanto fez pela nossa terra, nas diversas instâncias onde atuou, quer municipais em Jequié, como Vereador e Prefeito, por três mandatos; quer estaduais, como Deputado Estadual e Governador e federais, como Deputado Federal e Senador.

Grande Governador Antônio Lomanto Júnior, por tudo isso, em sua memória, dizemos: “beijam-te as mãos agradecidas, as crianças da Bahia”!

Artigo de autoria de Rosina Bahia Alice Carvalho dos Santos, Presidente de Honra da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil
28/11/2024