Seja um voluntário do Martagão
O voluntariado é uma das bases do Hospital Martagão Gesteira. O primeiro passo para integrar nosso time de voluntários é preencher o formulário ao lado, indicando uma das seguintes áreas para sua atuação:
- Recreação para as crianças;
- Grupo de acolhimento para os acompanhantes;
- Bazar;
- Campanhas (Nota Premiada, McDia Feliz, Corrida Colorida e outros eventos);
- Posso ajudar;
- Oficina de artesanato;
É válido destacar que nosso programa de voluntariado não atua na área técnica, nem tampouco voluntários realizam atividade em suas áreas de formação.
Depois de preencher o formulário ao lado, aguarde o nosso contato. Quando estivermos com seleção aberta para a sua área de interesse, você será convocado a participar de uma seleção presencial.
Conheça o nosso programa
O Voluntariado é um dos alicerces da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, entidade mantenedora do Hospital Martagão Gesteira. Desde a fundação da Liga, em 1923, a cultura da solidariedade move a instituição e envolve a sociedade baiana. É um dos setores de maior destaque do hospital. É com ele que parte das diversas áreas da instituição é preenchida, estimulando-se o engajamento da sociedade em prol das crianças que são cuidadas aqui todos os anos. É nele que pessoas com diferentes formações e faixas
etárias se unem com um mesmo desejo: o de fazer o bem e ajudar ao próximo.
No Martagão Gesteira, a implantação da Coordenação do Voluntariado, em 2010, formalizou o que já vinha sendo feito há décadas: reunir pessoas em prol da saúde de crianças e adolescentes de todo o Estado.
Atualmente, temos mais de 400 voluntários ativos, com perfis distintos (idade, gênero, escolaridade, etc.). Do total, cerca de 180 participam, semanalmente, das atividades da instituição.
Os voluntários trazem alegria e espontaneidade ao ambiente hospitalar, participando cotidianamente das atividades e projetos voltados para os pacientes e acompanhantes. Além disso, emprestam seus esforços e expertise para a realização de ações administrativas do Hospital e têm importante papel também na geração de recursos.
Eles colaboram com o bazar, organizam stands e ações, arrecadam doações e viabilizam a execução dos maiores eventos e campanhas que o hospital realiza no seu calendário anual, como o McDia Feliz e a Corrida Colorida. Assim, legitimam a importância e o papel da instituição na comunidade.
Missão do nosso voluntário
Servir de forma voluntária nas ações da Liga Álvaro Bahia e do Hospital Martagão Gesteira, doando seu tempo e conhecimento, com comprometimento e amor, visando o bem-estar das crianças, adolescentes e seus acompanhantes.
Normas do nosso Voluntariado
No Brasil, a Lei Nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, rege o trabalho voluntário. O Trabalho voluntário no Hospital Martagão Gesteira está de acordo com esta norma.
Prestar serviço voluntário não é uma atitude casual. É uma atividade que requer a sua realização com consciência, responsabilidade e comprometimento, pressupondo, portanto, algumas condições básicas:
- Identificar-se com a missão e com os objetivos da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil e do Hospital Martagão Gesteira;
- Ser assíduo e pontual nos dias definidos para o serviço voluntário. Seu setor de atividades e seu horário serão determinados em função de suas aptidões e seus interesses, evidenciados na entrevista, bem como nas necessidades de cada área de atuação;
- Notificar eventuais faltas com antecedência, para viabilizar sua substituição;
- Comunicar, com antecedência, os períodos desejáveis de folga;
- Participar das reuniões e cursos para os quais for convocado;
- Ouvir atentamente todas as instruções, para poder cumpri-las em todos os seus detalhes;
- Aceitar supervisão e orientação de seus coordenadores;
- Não assumir o lugar do técnico ou do profissional, procurando colaborar com os mesmos;
- Não procurar modificar a rotina de serviço dos setores. Todos os problemas, críticas e sugestões deverão ser levados à Coordenação de Voluntários, que irá tomar as providências necessárias;
- Prestar o serviço em harmonia, tanto em sua equipe de voluntários, como na equipe para a qual for designado.