A residência médica do Martagão Gesteira formou, nesta sexta-feira (23), mais 21 especialistas em pediatria e nas áreas de pneumologia, medicina intensiva, cardiologia e cirurgia pediátrica. A cerimônia foi realizada no auditório da Unifacs Paralela. No total, desde a sua criação, mais de 10 mil residentes já passaram pelo hospital.
Os residentes fizeram suas especializações em um dos 28 programas que o Martagão oferece, tais como como pneumologia, medicina intensiva, neurologia, cardiologia, cirurgia pediátrica, oncologia, dentre outras. “Todos esses programas são certificados e chancelados pelos Ministérios da Educação e Saúde”, ressaltou a gerente do Instituto de Ensino da Saúde e Gestão (IESG), Luciana Knop.
“A residência médica do Martagão reforça a vocação da unidade para a pesquisa e o ensino aliados à assistência. Aqui, os residentes puderam vivenciar a rotina de um hospital complexo, que cuida de doenças graves”, destacou o superintendente geral da Liga Álvaro Bahia (mantenedora da instituição), Carlos Emanuel Melo.
Diretora operacional do Martagão, Queitiane Carneiro frisou a importância do hospital ter um programa para especializar novos profissionais. “A residência médica consiste em uma das etapas mais importantes na trajetória e formação do corpo clínico. Aqui no Martagão conseguimos associar o saber técnico com tecnologia de ponta e humanização, tornando assim o nosso programa um legado em prol das crianças do estado”, afirmou.
Hospital – Com 220 leitos, o Martagão é referência em pediatria no Norte e Nordeste. Atende 28 especialidades médicas, com destaque para atendimentos de alta complexidade em neurologia, oncologia e cardiologia.
Em 2023, o Martagão foi responsável por 68% das cirurgias oncológicas em pacientes de 0 a 14 anos, no estado, realizadas pelo SUS. Foi responsável também por 43% dos tratamentos oncológicos; por 42% das cirurgias cardíacas e por 21% das cirurgias neurológicas.