25.03.24

Apresentação do Coral Vozes da Vida marca celebração dos 59 anos do Martagão

Apresentação do Coral Vozes da Vida marca celebração dos 59 anos do Martagão

A celebração dos 59 anos de fundação do Martagão Gesteira contou com um convidado especial: o Coral Vozes da Vida, formado por ex-pacientes do hospital. A apresentação foi transmitida pelo canal do projeto no YouTube e contou com a participação da cantora Marinez.

Para Beatriz Loiola, de 20 anos, o projeto representa “renascimento”. Ela, que é ex-paciente e está há 12 anos fora de tratamento, reflete sobre a importância de ser uma das vozes do coral.

“Me faz sempre lembrar do quanto sou forte, do quanto eu sou guerreira, agradeço muito por fazer parte desse encontro maravilhoso que leva para muita gente a esperança com provas vivas de que existe sim dias melhores, o importante é não parar de lutar”, detalhou.

Idealizado pelo Maestro Luciano Calzans, que tem uma relação de dez anos com o Martagão, em parceria com a Liga Álvaro Bahia (mantenedora do hospital), o projeto foi pensado para “promover a sensibilidade através da música, unindo o social e a arte mãe, através dos encontros e apresentações de um coral de pessoas que tem muita história para cantar”.

Para Calazans, o Coral é mais um tentáculo da instituição, dando, literalmente, voz ao hospital através dos muitos ex-pacientes que são testemunhas oculares e auditivas do arcabouço de bem fazer que é o Martagão Gesteira, uma tarefa árdua e prazerosa.

“É transformar o que um dia foi sofrimento e incerteza em celebração e regozijo. Isso é o Coral Vozes da Vida. Isso é o Projeto Vozes da Vida.  É, através da música, do canto e encontros, agregar gente de diferentes nichos e com, digamos assim, a mesma visão sobre a importância da vida e da instituição tendo como espinha dorsal a música. Tenho certeza que essa coisa toda se transformará em legado e que as informações serão passadas de uma geração para outra, visto que o Coral é (e sempre será) aberto a todos os ex-pacientes do Martagão como se fosse outra fase — essa mais lúdica —  de tratamento. O tratamento terapêutico através dos sons das vozes e de instrumentos musicais.  Esse experimento vem dando certo e todos os participantes se sentem em família. Eu também”, afirmou.

O projeto tem patrocínio da RedeMiX e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda e apoio do Shopping Vitória Boulevard.

 

Foto: Elemilson